A Musicoterapia Receptiva e o Método Bonny de Imagens Guiadas por Música nos Cuidados Paliativos
uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.19.2.9662Palavras-chave:
Musicoterapia, Cuidados paliativos, Método Bonny De Imagens Guiadas por Música, Estados alterados de consciênciaResumo
O cuidado paliativo é a área que lida com o mais delicado momento da vida humana, a aproximação de seu fim. A consciência da proximidade de tal momento pode trazer à tona uma série de questões características que afligem quem se encontra em tal situação. Dores físicas, problemas respiratórios são apenas alguns dos sintomas físicos que o indivíduo pode apresentar, porém sintomas como a perda de memória, luto antecipado, medo, aflições psicológicas e perda ou questionamento do sentido são tão importantes quanto para a manutenção da qualidade de vida do paciente. OBJETIVO: Identificar artigos primários que utilizam técnicas de audição imagética da musicoterapia receptiva, em especial do Método Bonny de Imagens Guiadas por Música nos cuidados paliativos e narrar como se dá a prática. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa, onde foram pesquisados artigos primários que utilizaram o Método de Imagens Guiadas por Música ou adaptações do mesmo aplicadas em cuidados paliativos, buscando compreender os efeitos psicológicos e fisiológicos com indivíduos a partir dos 18 anos em contexto hospitalares, casas de repouso ou domicílio. RESULTADO: Foi possível identificar quais as principais situações em que o método pôde ser utilizado, os participantes foram capazes de lidar com traumas profundos e questões familiares, tiveram alívio de dores físicas causadas por doenças terminais, resgataram memórias e desenvolveram o elo com parentes e pessoas próximas através do uso de imagens guiadas por música.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vítor Marsula, Denise Chrysostomo Suzuki

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




