Os jogos e a Libras no ensino de matemática: uma prática visando à aprendizagem de alunos surdos e ouvintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8796

Palavras-chave:

Educação, Educação Matemática, Educação Inclusiva, Alunos Surdos, Jogos

Resumo

Nesta pesquisa, foi investigado o processo de inclusão de recursos pedagógicos no ensino de matemática na educação básica, por meio de uma proposta didática vivenciada na Escola Estadual Modelo em Araguaína/TO. Essa proposta envolveu o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de um jogo desenvolvido pelos autores, denominado de “Roleta da Aprendizagem”. Com isso, objetivou-se viabilizar o ensino das quatro operações fundamentais da aritmética, utilizando jogos e a Libras, tanto para alunos surdos quanto ouvintes do Ensino Fundamental. Parte da abordagem metodológica consistiu em uma pesquisa bibliográfica, que permitiu um diálogo sobre o processo de inserção de materiais didáticos e da Libras no ensino de matemática. Os resultados obtidos revelaram a viabilidade de aplicação da proposta didática e a flexibilidade dos conteúdos que o jogo conseguiu abranger. Além disso, constatou-se que o uso da Libras promoveu uma interação e inclusão efetiva entre os estudantes, contribuindo significativamente para o processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Costa Amorim, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFT)

Licenciado em Matemática, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT).

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA / EDUCANORTE); Mestre em Matemática, ambos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Licenciado em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Engenharia Florestal.

Downloads

Publicado

2024-09-03