Os jogos e a Libras no ensino de matemática: uma prática visando à aprendizagem de alunos surdos e ouvintes
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8796Palavras-chave:
Educação, Educação Matemática, Educação Inclusiva, Alunos Surdos, JogosResumo
Nesta pesquisa, foi investigado o processo de inclusão de recursos pedagógicos no ensino de matemática na educação básica, por meio de uma proposta didática vivenciada na Escola Estadual Modelo em Araguaína/TO. Essa proposta envolveu o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de um jogo desenvolvido pelos autores, denominado de “Roleta da Aprendizagem”. Com isso, objetivou-se viabilizar o ensino das quatro operações fundamentais da aritmética, utilizando jogos e a Libras, tanto para alunos surdos quanto ouvintes do Ensino Fundamental. Parte da abordagem metodológica consistiu em uma pesquisa bibliográfica, que permitiu um diálogo sobre o processo de inserção de materiais didáticos e da Libras no ensino de matemática. Os resultados obtidos revelaram a viabilidade de aplicação da proposta didática e a flexibilidade dos conteúdos que o jogo conseguiu abranger. Além disso, constatou-se que o uso da Libras promoveu uma interação e inclusão efetiva entre os estudantes, contribuindo significativamente para o processo educacional.