TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA EXECUÇÃO DE INSTRUMENTO DE SOPRO COM TRAQUEOSTOMIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.17.2.8279Palavras-chave:
Tecnologias da saúde, Tecnologia assistiva, Instrumento musical de sopro, Traqueotomia, MusicoterapiaResumo
O texto oferecido a seguir é a tradução para o espanhol de um artigo apresentado no 17º Congresso Mundial de Musicoterapia na cidade de Vancouver, Canadá, realizado de 24 a 29 de julho de 2023. O texto aqui exposto foi publicado em inglês como parte dos Anais do 17º Congresso Mundial de Musicoterapia na edição especial da Music Therapy Today do mesmo ano. O trabalho mostra uma contribuição que a Tecnologia Assistiva pode oferecer aos tratamentos musicoterápicos de pacientes traqueostomizados. Um adolescente com paralisia cerebral, deficiência múltipla e necessidades complexas de comunicação conseguiu controlar e modificar voluntariamente a força e a duração de sua respiração tocando um instrumento de sopro com produtos de apoio de baixa complexidade tecnológica confeccionados por seu musicoterapeuta. Aqui será explicado como o musicoterapeuta pode desenvolver esses produtos para uso em casos semelhantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Graciela Broqua

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




