Arte na escola - desafios e impasses, um estudo de caso

Autores/as

  • Giovane Nascimento UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.2.355

Palabras clave:

Arte, Linguagem, Sensibilidade

Resumen

O presente artigo objetiva analisar a problemática da linguagem dos profissionais do ensino de arte. A arte sempre esteve, de alguma forma, ligada à educação, foi instrumento que possibilitou a comunicação desde os primórdios. Quando utilizada de forma adequada agrega valor ao ensino, despertando o interesse dos alunos, por aguçar os sentidos, propiciando sensação de prazer. John Dewey, em seu texto Arte como experiência compreendia a arte sob uma perspectiva pragmática, nesse mesmo sentido Richard Shusterman, em seu texto Vivendo a arte propõe o que podemos chamar de vivência da arte. Sem dúvida nenhuma, em se tratando de formação humana, em que pese inúmeras pesquisas sobre o tema, ainda são poucos os avanços reais no que se refere às aplicações concretas na educação. A arte em seu sentido transversal a todas as disciplinas, ainda pode nos apresentar possibilidades de soluções para muitos episódios que, lamentavelmente, persistem no nosso cotidiano escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovane Nascimento, UNESPAR

Professor do Programa de Mestrado em Cognição e Linguagem. Email: giovanedonascimento@gmail.com

Citas

BARBOSA, Ana Mae Tavares. Recorte e colagem: influência de John Dewey no ensino da arte no Brasil.São Paulo: Cortez, 1989.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasí­lia, DF, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. 2. ed. Brasí­lia, DF: MEC, Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2000. 10 v. ISBN 8586584703(v.1) Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ content&view=article&id=12657%3Aparametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-serie s&catid=195%3Aseb-educacao-basica&Itemid=859>. Acesso em: 12 ago. 2010.

DEWEY, John. A arte como experiência. In: Os Pensadores. Tradução Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme. Abril Cultural, 1980.

HEAD, Herbert, 1893-1968. A Educação pela Arte. Tradução Valter Lelis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HUISMAN, Denis. A Estética. Tradução: J. Guinsburg. 2ª Edição. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1961.

SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a Arte. O pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34, 1998.

Publicado

2015-02-12