Arte na escola - desafios e impasses, um estudo de caso

Authors

  • Giovane Nascimento UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.2.355

Keywords:

Arte, Linguagem, Sensibilidade

Abstract

O presente artigo objetiva analisar a problemática da linguagem dos profissionais do ensino de arte. A arte sempre esteve, de alguma forma, ligada à educação, foi instrumento que possibilitou a comunicação desde os primórdios. Quando utilizada de forma adequada agrega valor ao ensino, despertando o interesse dos alunos, por aguçar os sentidos, propiciando sensação de prazer. John Dewey, em seu texto Arte como experiência compreendia a arte sob uma perspectiva pragmática, nesse mesmo sentido Richard Shusterman, em seu texto Vivendo a arte propõe o que podemos chamar de vivência da arte. Sem dúvida nenhuma, em se tratando de formação humana, em que pese inúmeras pesquisas sobre o tema, ainda são poucos os avanços reais no que se refere às aplicações concretas na educação. A arte em seu sentido transversal a todas as disciplinas, ainda pode nos apresentar possibilidades de soluções para muitos episódios que, lamentavelmente, persistem no nosso cotidiano escolar.

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Author Biography

Giovane Nascimento, UNESPAR

Professor do Programa de Mestrado em Cognição e Linguagem. Email: giovanedonascimento@gmail.com

References

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Published

2015-02-12