A Música Como uma Prática Inclusiva na Educação
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2011.2.1.188Resumen
Este estudo trata da prática musical na escola como uma experiência inclusiva. O termo inclusão utilizado neste documento não necessariamente está atrelado à educação especial. Refere-se sim ao processo de acolhimento das mais variadas e diferentes formas de pensar, sentir e fazer música. Isto é, uma vivência musical em que a dimensão humana é o princípio e o fim de todas as ações. Por isto, esta produção, que é parte da pesquisa de seus autores, propõe uma reflexão educacional que considere a diversidade, a interculturalidade e a questão da tecnologia como fatores interdependentes e constituintes de um cenário com muitas possibilidades educativas. Esta reflexão está apoiada em alguns dos mais significativos autores da Educação Musical no Brasil e apresenta também um breve relato sobre o trabalho desenvolvido nos anos 90, junto a crianças oriundas de escolas públicas e privadas da cidade de Curitiba que apresentava como proposta a educação musical por meio do canto e da experiência da Música Popular Brasileira, em um ambiente onde se priorizou o amor à música, bem como o respeito e o acolhimento pleno das diferenças pessoais e culturais dos participantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Cristina Lemos, Lydio Roberto Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




