O papel da terapia ocupacional e da musicoterapia no contexto escolar
estudo de campo com professores de ensino infantil e fundamental em Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.19.2.9167Palabras clave:
Terapia Ocupacional, Musicoterapia, Escola, Inclusão Social, InterdisciplinaridadeResumen
O presente estudo busca investigar o cenário da atuação da Terapia Ocupacional e da Musicoterapia no contexto escolar da cidade de Belo Horizonte através de uma pesquisa exploratória realizada por meio de entrevistas. Para tanto, foi desenvolvido um formulário online, a ser respondido por professores do ensino infantil e fundamental. Foram selecionadas aleatoriamente 134 escolas, de ensino público e particular, contactadas através de ligação por telefone. A comunicação com os professores e divulgação da pesquisa ficou a cargo das escolas interessadas. Ao todo, foram obtidas e analisadas 56 entrevistas de 18 escolas diferentes. A partir dos resultados foi observado interesse dos professores sobre a participação destes profissionais na escola, bem como sua visão sobre as contribuições dessa atuação. No entanto, poucas instituições contam com esses profissionais no seu quadro de funcionários. As respostas foram analisadas e discutidas, apontando a necessidade de reforço da importância destas áreas para um ensino mais inclusivo e com melhores condições para os alunos.
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