A música como recurso pedagógico para o desenvolvimento do potencial cognitivo e linguístico em crianças com a trissomia do cromossomo 21
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.19.2.8934Palabras clave:
Selecionado:Trissomia do cromossomo 21, Música, Inteligibilidade de falaResumen
Estudos apontam que o desenvolvimento cognitivo da criança com a Trissomia do Cromossomo 21 (T21) é superior ao desenvolvimento da linguagem, sendo a compreensão mais efetiva do que a expressão (Chapman, 1997; Dykens, Hodapp, & Evans, 1994; Kernan & Sabsay, 1996; Miller, 1995). Os acometimentos motores orais, como a hipotonicidade, comuns a esses falantes contribuem para a ininteligibilidade da fala, assim, como os déficits de memória de curto-prazo e processamento auditivo (ANDRADE; LIMONGI, 2007; SCHWARTZMAN, 1999). Esses indivíduos necessitam, portanto, serem motivados a desenvolverem a linguagem verbal de forma que a interação com o outro e com o meio ocorra de forma mais efetiva. Os estímulos auditivos são essenciais para o desenvolvimento da linguagem, é por meio dela que a criança entra em contato com o mundo sonoro, desenvolvendo sua comunicação oral e afetiva. Este trabalho propõe, a partir de algumas pesquisas realizadas no Núcleo Saber Down – situado na UESB, bem como pesquisas sobre a importância da música como ferramenta para o desenvolvimento intelectual, afetivo e cognitivo do ser humano, defender a proposta da música como ferramenta para a ampliação das conexões neurais de pessoas com T21, bem como para a construção de um ambiente propicio a aprendizagem e ao desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas, afetivas e de linguagem entre esses aprendizes. Sugere-se que as famílias e a escola sejam orientadas e motivadas a adotarem a música como promotora do desenvolvimento intelectual e afetivo desses falantes.
Palavras chave: Trissomia do cromossomo 21. Música. Inteligibilidade de fala