A música como recurso pedagógico para o desenvolvimento do potencial cognitivo e linguístico em crianças com a trissomia do cromossomo 21

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.19.2.8934

Palabras clave:

Selecionado:Trissomia do cromossomo 21, Música, Inteligibilidade de fala

Resumen

Estudos apontam que o desenvolvimento cognitivo da criança com a Trissomia do Cromossomo 21 (T21) é superior ao desenvolvimento da linguagem, sendo a compreensão mais efetiva do que a expressão (Chapman, 1997; Dykens, Hodapp, & Evans, 1994; Kernan & Sabsay, 1996; Miller, 1995). Os acometimentos motores orais, como a hipotonicidade, comuns a esses falantes contribuem para a ininteligibilidade da fala, assim, como os déficits de memória de curto-prazo e processamento auditivo (ANDRADE; LIMONGI, 2007; SCHWARTZMAN, 1999). Esses indivíduos necessitam, portanto, serem motivados a desenvolverem a linguagem verbal de forma que a interação com o outro e com o meio ocorra de forma mais efetiva. Os estímulos auditivos são essenciais para o desenvolvimento da linguagem, é por meio dela que a criança entra em contato com o mundo sonoro, desenvolvendo sua comunicação oral e afetiva. Este trabalho propõe, a partir de algumas pesquisas realizadas no Núcleo Saber Down – situado na UESB, bem como pesquisas sobre a importância da música como ferramenta para o desenvolvimento intelectual, afetivo e cognitivo do ser humano, defender a proposta da música como ferramenta para a ampliação das conexões neurais de pessoas com T21, bem como para a construção de um ambiente propicio a aprendizagem e ao desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas, afetivas e de linguagem entre esses aprendizes. Sugere-se que as famílias e a escola sejam orientadas e motivadas a adotarem a música como promotora do desenvolvimento intelectual e afetivo desses falantes.

Palavras chave: Trissomia do cromossomo 21. Música. Inteligibilidade de fala 

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Biografía del autor/a

Priscila de Jesus Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Línguistica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Mestre em Linguistica pela mesma universidade. Atualmente, entrega o projeto de pesquisa desenvolvido no Núcleo Saber Down, cuja proposta de pesquisa envolve a inteligibilidade de pessoas com síndrome de Down. 

Marian dos Santos Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011), área de concentração Fonética e Fonologia, com pesquisa que relaciona síndrome de Down e produção vocálica. É Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005), área de concentração Sociolinguística. Fez graduação em Letras com Português e Inglês e respectivas Literaturas, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2001). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, docente do Programa de Pós-graduação em Linguística PPGLin (CAPES-UESB) e do ProfLetras-UESB. Coordena projetos de pesquisa sobre o sistema fonético-fonológico de pessoas com síndrome de Down. Também atua na coordenação do Projeto de Extensão Saber Down Núcleo de Pesquisas e Estudos em em Síndrome de Down. Neste projeto visa-se trabalhar eventuais problemas de fala, leitura, escrita e de abstração matemática apresentados por pessoas com síndrome de Down. A professora tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Down, acústica, vogais, variação e concordância. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Síndrome de Down-Saber Down (CNPq-UESB) e membro do Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) -GPEL (CNPq-UESB), PROBRAVO (CNPq). O Grupo de Pesquisa Saber Down (CNPq-UESB) abrigará pesquisas em aquisição de linguagem e da escrita.

Publicado

2024-10-22