Gamificação na leitura

uma prática inclusiva

Autores/as

  • Márcia Cristina Nunes Avansi Unespar
  • Noemi Nascimento Ansay UNESPAR
  • Rosemyriam Cunha

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8368

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Gamificação, Leitura, Sequência didática

Resumen

Este artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado profissional vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), que resultou na dissertação intitulada “Gamificação na educação inclusiva: jogando com a leitura”, teve como objetivo investigar as potencialidades de uma sequência didática gamificada no desenvolvimento da habilidade de leitura em um contexto de práticas inclusivas. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa e exploratória, foi realizada em uma escola da rede pública do Paraná com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa constou de quatro etapas para a construção dos dados, 1ª) um questionário pré com todos os estudantes da turma, 2ª) seleção dos dez estudantes da turma, sendo três com diagnóstico de deficiência e sete sorteados aleatoriamente, grupo este que realizou as atividades gamificadas, 3ª) questionário final online direcionado para os dez participantes, 4ª) anotações no diário de campo. Os dados obtidos nos questionários online e nas anotações do diário de campo foram categorizados e analisados por meio de clustering, agrupamentos por similaridades. Neste recorte apresentaremos fragmentos de duas fases: quando os estudantes leram material físico e quando leram utilizando estratégias gamificadas por meio do aplicativo Gamesler. Essas fases nos ajudaram a compreender a questão de investigação da pesquisa: se a utilização da gamificação associada a recursos tecnológicos poderia auxiliar o desenvolvimento de habilidades de leitura de forma lúdica e engajadora. O resultado mostrou que a gamificação pode ser uma estratégia inclusiva com potencial para motivar e engajar os estudantes na aprendizagem. 

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Biografía del autor/a

Márcia Cristina Nunes Avansi, Unespar

 Mestre em Educação Inclusiva pelo Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, 2022). Professora da Educação Especial e do Formadores em Ação para docentes do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5319537470536574  E-mail: nunes.marcia@escola.pr.gov.br

Noemi Nascimento Ansay, UNESPAR

Orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Diretora Geral da UNESPAR Campus II Curitiba - Faculdade de Artes do Paraná.  Doutora em Educação pela (UFPR, 2016) no Programa de Pós-graduação em Educação na linha de pesquisa de Políticas Educacionais.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/2522951277654216  E-mail: noemi.ansay@unespar.edu.br

Rosemyriam Cunha

Coorientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Professora do curso de Musicoterapia na UNESPAR Campus II Curitiba - Faculdade de Artes do Paraná. Doutora em Educação (UFPR, 2008) com Pós-doutorado em Educação Musical na McGill University, Canadá (2011).  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0536970443232460  E-mail: rose05@uol.com.br.

Publicado

2024-09-05