A educação e a imagem da mulher nos contos de fadas
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2013.4.1.133Resumen
Este artigo aborda alguns escritos deWalter Benjamin sobre aspectos da imagem da mulher nos contos de fadas a fim de explicitar os diversos significados da imagem da mulher e sua expressão na aprendizagem infantil, bem como sobre mímesis e educação. Benjamin sugere uma pedagogia que não adapte a criança às exigências do mundo adulto, mas que lhe garanta as condições para a construção de sua identidade e suas características lúdicas e sensoriais. O significado da mímesis, enquanto uma relação fraterna com as coisas e ao mesmo tempo de confronto com o mundo adulto, é abordado a partir da construção dos contos de fadas, que são criações literárias compostas de detritos, de modo que a criança os insere na construção de seu mundo e os utiliza para ligar os elementos desse mundo.A questão da educação se encontra na tarefa de superar um conhecimento meramente informativo e utilitário, para articular o lúdico e oracional na educação infantil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Anita Helena Schlesener

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




