Segundo professor

apoio educacional para o estudante com deficiência no ensino regular em Santa Catarina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8419

Keywords:

segundo professor, ensino regular, Santa Catarina, estudante com deficiência

Abstract

Inclusão escolar é para garantir o direito à educação de todos de maneira equitativa, é nessa linha que se justifica a existência do segundo professor como apoio a aprendizagem dos estudantes com deficiência no ensino regular no Estado de Santa Catarina. Este estudo teve por objetivo analisar os avanços e retrocessos das políticas de inclusão escolar relacionadas ao segundo professor em Santa Catarina. O estudo analisou as políticas de inclusão escolar em Santa Catarina, focando no papel do segundo professor para alunos com deficiência. A Lei nº 17.143 de 2017, que detalhava suas funções, foi considerada inconstitucional em 2019. Agora, a função baseia-se principalmente na Resolução CEE SC nº 100 de 2016, que não define claramente o papel deste profissional. Esta falta de clareza na legislação coloca o segundo professor em uma posição vulnerável. Embora existam leis estaduais que reconhecem a importância do segundo professor, elas precisam de revisões urgentes.

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Author Biographies

Éllen da Silva Rufino dos Reis, UNISUL

Sou uma mestranda da UNISUL 2022/1, estou desenvolvendo a pesquisa sobre a Atuação do Segundo Professor do estudante com Transtorno do Espectro Autista das escolas estaduais de Santa Catarina. Participo do grupo de pesquisas Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais (EG e PE). Graduada em Educação Especial pela Faculdade de Pinhais em 2011, e  Educação Infantil e Séries Iniciais pela UDESC em 2007. Pós-graduada em Educação Infantil, Séries Iniciais e Educação Especial pela Associação Catarinense de Ensino Faculdade de Joinville em 2008. 

Flávia Wagner, UNISUL

Graduada em Pedagogia - Series Iniciais e Orientação Educacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2018) com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no ensino superior a mais de 22 anos (2001 até os dias atuais), exerceu a função de Coordenadora Pedagógica no Ensino Superior (2005-2020) na Unisul. Atualmente é Professora e Pesquisadora no Curso de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Unisul; atua como membro do Comitê de Ética e do NDE nos Cursos de Ciências Humanas.

Published

2024-11-05