The use of choral singing as a music therapy intervention for institutionalized elderly people: a literature review
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.18.1.8190Keywords:
Instituição de Longa Permanência para Idosos, Canto, MusicoterapiaAbstract
Introdução. Falar sobre pessoas idosas na contemporaneidade é uma tarefa difícil, uma vez que esta população é cada vez mais duradoura, sendo o envelhecimento cada vez mais presente. Como alternativa para o envelhecimento possuímos as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Neste processo de institucionalização, o idoso sofre inúmeras transformações que podem trazer consequências como dificuldades em se relacionar em sociedade, além de comprometer sua qualidade de vida e saúde. Visando contribuir com essa adaptação das transformações e mudanças na vida dos idosos, apontamos a Musicoterapia como tratamento que auxilia na melhora e diminuição dos efeitos advindos deste processo de institucionalização, assim como de qualquer outra doença ou problema apresentado por eles. Objetivo: O objetivo deste trabalho é estudar sobre os benefícios do canto coral para idosos institucionalizados através do levantamento bibliográfico. Método. Foi feito um levantamento bibliográfico com publicações dos últimos dez anos nas seguintes bases de dados: Pubmed, Scielo, Lilacs e Google Scholar, nos idiomas português, inglês e espanhol Resultados. Foi encontrado um artigo, o qual possuía em sua pesquisa outros três artigos que possuíam relevância a este estudo. Conclusão. Diante dos estudos expostos, conclui-se ser importante que as intervenções musicoterapêuticas sejam dirigidas por um profissional devidamente qualificado, de forma a deter os efeitos iatrogênicos, e que uma intervenção musicoterapêutica bem estruturada conduzida por um profissional qualificado pode gerar inúmeros benefícios como: redução de comportamento agitado, melhoras em sintomas psicológicos e comportamentais advindo de quadros demenciais ou de processo de envelhecimento, além de auxiliar na diminuição do uso de medicamentos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 InCantare

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




