Musicoterapia e processo grupal: prática musical coletiva com alunos da segunda série do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.2.356Keywords:
Processo grupal, Atividades lúdico musicais, Musicoterapia, Aspectos socioculturais, afetivos, cognitivos e corporais no espaço de prática musical coletivaAbstract
Este trabalho apresenta o relato dos aspectos socioculturais, afetivos, cognitivos e corporais observados no decorrer de práticas musicais realizadas com um grupo de crianças entre seis e sete anos. O objetivo foi o de estudar e sistematizar o processo de formação de um grupo mediado pelo fazer musical coletivo. Um protocolo de observação foi criado pela equipe que interveio e observou oito encontros, cada qual com a duração de50 a60 minutos. O estudo sugeriu que, no processo, houve a apropriação do espaço da ação musical pelo grupo e que, por meio dessa ação, a história, a subjetividade e as circunstâncias concretas do grupo se revelaram. O fazer musical impulsionou o protagonismo coletivo e foi nesse espaço de ação e criação que o grupo se deu a conhecer e se aproximou de novos conhecimentos, em uma dinâmica de modificação das múltiplas relações que constituem o espaço da prática musical coletiva.
Downloads
References
BARCELLOS, Lia Rejane. Cadernos de Musicoterapia 2. Rio de Janeiro: Enelivros, 1992.
BRUSCIA, Kenneth. Definindo Musicoterapia. 2 ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000.
GORDON, Edwin. Teoria de aprendizagem musical. Chicago: GIA Publications, 1997.
HIBEN, Julie. Group Music Therapy with a classroom of 6-8 hyperactive-disabled children. In: K. BRUSCIA, Case Studies in Music Therapy. Gislum: Barcelona Publishers, 1996.
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Música para matar o tempo: intervalo, suspensão e imersão. MANA 12(1): 151-178, 2006.
QUEIROZ, N.; MACIEL, D.; BRANCO. A brincadeira e o desenvolvimento infantil: um olhar socioculturalconstrutivista. Paidéia, 2006, 16(34), 169-179. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf Acesso em: 16/09/2013.
MARTíN-BARÓ, I. Sistema, grupo y poder. Psicologia Social desde Centroamérica II. San Salvador: UCA Ed., 1989.
MARTIN, Peter. Sounds and Society. Manchester: Manchester University Press. 1995.
MILLECCO FILHO; MILLECCO; BRANDíO É preciso cantar: Musicoterapia, Cantos e Canções. Rio de Janeiro: Enelivros, 2001; 120 páginas.
PAVLICEVIC, Mercédès. Groups in Music: Strategies from Music Therapy. London: Jessica Kingsley Publishers, 2006.
SCHMIDT, Luciana M. Para além das dificuldades cotidianas: o desafio da educação estética a partir de situações concretas em sala de aula. In: ZANELLA, Andréa V. et al. (Org.). Educação estética e constituição do sujeito: reflexões em curso. Florianópolis: NUP/ CED/UFSC, 2008. p. 185-201.
SIMÔES, Pierangela. O cravo brigou com a rosa... e daí? Anais do XV Fórum de Musicoterapia, n. 15, ano 2013.
SUBTIL, Maria José Dozza. Mídia, músicas e escola: a articulação necessária. Revista da ABEM, n.16, maio de 2007. Disponível em
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista16/revista16_artigo9.pdf. Acesso em setembro de 2013.
VYGOTSKY, Lev S. Psicologia Infantil. Obras Escogidas IV. Madri: Visor, 1996.
Recebido em: 04 de setembro de 2014
Aprovado em: 21 de outubro de 2014
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Rosemyriam Cunha, Priscila Garcia, Camila Guiesi, Paula Harada, Naomi Machado, Maristela Mendonça, Livia Pasini, Fabrine Schimit

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




