Desenvolvimento musical de crianças autistas em diferentes contextos de aprendizagem:
um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.18.1.8494Palavras-chave:
Autismo, Contexto de aprendizagem, Desenvolvimento musical, Educação MusicalResumo
Esta pesquisa, resultante de Mestrado em Música, analisou o desenvolvimento musical de duas crianças autistas, inseridas em dois distintos contextos de aprendizagem musical, com o objetivo de identificar prováveis fatores de influencia no processo. Para tanto, as crianças foram submetidas a um semestre de Educação Musical, alocadas em dois grupos: um especial, composto apenas por alunos neurodivergentes e um inclusivo, composto por alunos neurodivergentes e neurotípicos. As aulas foram filmadas e o desenvolvimento musical das crianças avaliado por um júri. Os dados obtidos passaram pela técnica Análise de Conteúdo e apontaram padrões que, por sua vez, delinearam categorias que serviram de base para a avaliação do desenvolvimento obtido pelas crianças a partir das aulas de música. Foram também realizadas entrevistas parcialmente estruturadas com os pais, para um melhor entendimento dos dados obtidos. Os resultados apontam para um significativo desenvolvimento musical/geral das crianças em seus respectivos contextos de aprendizagem, demonstrando o quão benéfico é o fazer musical, independente do contexto de aprendizagem, além de mostrar que a música, de fato, pode afetar o ser humano em sua totalidade. Foi concluído que o contexto de aprendizagem sofre inúmeras influências, que vão desde os indivíduos presentes na sala de aula, aos hábitos familiares e às características individuais do autismo. Como contribuição, a presente pesquisa esboçou o protocolo que deu origem à Escala XXX, atualmente validada.
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