Formação pedagógica e os desafios da inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil

reflexões docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8355

Palavras-chave:

Formação de Professores, Transtorno do Espectro Autista, Educação Infantil

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as concepções de professoras da Educação Infantil acerca da formação pedagógica e dos desafios enfrentados no processo de inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como metodologia de pesquisa, elegemos a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico, um roteiro de entrevista semiestruturada e um roteiro de observação. Participaram do estudo 23 profissionais da educação que trabalham em Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de um município no interior do Paraná. Como referencial teórico adotamos a Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Os resultados da pesquisa revelam que as profissionais da Educação Infantil não recebem assessoramento adequado dos órgãos competentes, bem como pouco participam de cursos de formação continuada. Como consequência, a atuação com alunos autistas se torna precarizada, uma vez que as profissionais não conseguem desenvolver trabalhos condizentes com as reais condições desses estudantes.  Concluímos que é de suma importância a criação de um contexto de formação inicial e continuada que forneça os subsídios necessários para atuação docente na Educação Infantil e, especificamente, para o trabalho com crianças que possuem TEA.

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Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Tatiana Lemes de Araújo Batista, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da rede municipal de Mandaguari-PR.

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) na área de Educação Especial, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama.

Flávio Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM). Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Gilmar Alves Montagnoli, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2024-09-05