ANÁLISE DO PERFIL ACADÊMICO E QUANTITATIVO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ EM RELAÇÃO AOS DADOS DO CENSUP 2019
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.17.2.8290Palavras-chave:
Universidade, Inclusão, Centro da Educação SuperiorResumo
O ingresso de alunos com deficiência nas universidades tem se tornado cada vez mais frequente, contudo, ainda é difícil traçar um panorama completo desses estudantes. Essa pesquisa apresenta uma análise e comparação entre matrículas de alunos com deficiência de uma Universidade Estadual do Paraná e dados coletados do Censo da Educação Superior de 2019 (Censup), juntamente com informações obtidas do Plano Nacional de Saúde (PNS) do mesmo ano. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e exploratório, que considerou a identificação de matrículas de alunos com deficiência no ano de 2019. Os dados foram analisados utilizando a Estatística Descritiva. Conclui-se que o número de matrículas de alunos com deficiência na Universidade Estadual pública do Paraná e no Brasil ainda é pequeno, quando comparados com o restante das matrículas, mas o número é crescente quando comparado com anos anteriores, quando o assunto é a matrícula destes alunos. Sugere-se que uma melhor planificação no levantamento destes dados na universidade pública possa ser um caminho para fortalecer as políticas afirmativas e institucionais, como um aumento de projetos de apoio aos alunos com deficiência proveniente do Centro de Educação e Direitos Humanos da universidade, fundamental para garantir a participação destes alunos na universidade pública.
Palavras – Chave: Universidade. Inclusão. Censo da Educação Superior