Uma análise das concepções de Ruggiero Ricci sobre a técnica de violino de mão esquerda
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9459Palavras-chave:
Ruggiero Ricci, técnica violinística, pedagogia do violino, psicologia histórico-culturalResumo
O objetivo deste artigo é analisar as contribuições de Ruggiero Ricci no âmbito da técnica violinística de mão esquerda. São apresentados elementos que buscam fundamentar sua visão acerca do papel da percepção auditiva no desenvolvimento técnico e da relação entre a sustentação do violino e expedientes técnicos basilares. Os aportes de Ricci são comparados aos de outros pedagogos do violino, especialmente Carl Flesch e Ivan Galamian, os mais influentes autores nessa área no século 20. A relação entre a aquisição da técnica de mão esquerda no sentido estrito da atuação motora/postural e o desenvolvimento da capacidade auditiva de diferenciação de alturas, relação que possui lugar privilegiado nas proposições de Ricci, assim como outros elementos estruturantes da sua perspectiva acerca da técnica da mão-esquerda – especialmente a abordagem cordal e o uso da técnica de glissando – são discutidos a partir de postulados da psicologia histórico-cultural.
Downloads
Referências
AUER, Leopold. Violin playing as I teach it. New York: Dover, 1980.
BRON, Zakhar. The Art of the Etude: A collection of Etudes for the Violin. New York: Carl Fischer, 1998.
DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 2013.
FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing – Book One. Trad. Eric Rosenblith. New York: Carl Fischer, 2000.
FLESCH, Carl. Estudos Elementares (Urstudien) para violino. Trad. Camilo da Rosa Simões. 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/45562690/Carl_Flesch_Estudos_Elementares_Urstudien_tradu%C3%A7%C3%A3o_em_portugu%C3%AAs?fbclid=PAAaaICj-_xtj6XgqZ8XiR4d_0ARzcQFCe8CGM7FYZihPFppwF7T7jfMeIY84 Acesso em: 7/11/2022.
FRIEND, Rodney. The Violin in Fifths. London: Beares Publishing, 2020.
GALAMIAN, Ivan. A mão esquerda. In: Princípios de Execução e Ensino do Violino. Trad. Camilo Simões. 2023 Disponível em: https://www.academia.edu/99819718/Ivan_Galamian_A_m%C3%A3o_esquerda_cap%C3%ADtulo_2_do_livro_Principles_of_violin_playing_and_teaching_Princ%C3%ADpios_de_execu%C3%A7%C3%A3o_e_ensino_do_violino_1962_tradu%C3%A7%C3%A3o_em_portugu%C3%AAs Acesso em: 24/01/2024
GERLE, Robert. The Art of Practising the Violin. 2. Ed. Londres: Stainer & Bell, 2009.
GUHR, Carl. Über Paganini´s Kunst der Violine zu spielen. Mainz: Schott, 1830.
KONDER, Leandro. O que é dialética. 28. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
NIKOLSKY, Aleksey. Emergence of the distiction between “verbal” and “musical” in early childhood development. In: MASATAKA, Nobuo (org.) The origins of language revisited. Singapore: Springer Nature, 2020. p.139-215 Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-15-4250-3_7 Acesso em: 22/02/2023.
RICCI, Ruggiero. Left-Hand violin technique. Milwaukee: Schirmer, 2002.
RICCI, Ruggiero. Ricci on glissando: The Shortcut to Violin Technique. Bloomington: Indiana University Press, 2007.
RICCI, Ruggiero. The secret behind Paganini´s amazing technique. The Strad, 18/04/2019. 2019a Disponível em: https://www.thestrad.com/featured-stories/the-secret-behind-paganinis-amazing-technique/5453.article Acesso em: 24/01/2024
RICCI, Ruggiero. None of my teacher were any good at explaining technique. The Strad, [s. l.] 2/08/2019. 2019b Disponível em: https://www.thestrad.com/playing-hub/none-of-my-teachers-were-any-good-at-explaining-technique-ruggiero-ricci/4146.article?adredir=1 Acesso em: 24/01/2024
RICCI, Ruggiero. Ask the teacher, The Strad, [s. l.] 24/02/2020. Disponível em: https://www.thestrad.com/playing-hub/ask-the-teacher-ruggiero-ricci/10260.article Acesso em: 24/01/2024
RUBINSTEIN, Serguei. Princípios de Psicologia Geral Vol. III. Lisboa: Editorial Estampa, 1973
STOWELL, Robin. In principle – Violin Pedagogy through the Ages 2: Louis Spohr´s Violinschule. The Strad, [s. l.] v. 118, p. 58-61, oct 2007.
TSIOULCAS, Anastasia. Remembering Ruggiero Ricci: A Virtuoso Soloist Spurred By Army Service. Npr, [s. l.] 06/08/2012 Disponível em: https://www.npr.org/sections/deceptivecadence/2012/08/06/158197808/remembering-ruggiero-ricci-a-virtuoso-soloist-spurred-by-army-service Acesso em 24/01/2024
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. The history of the development of higher mental functions. The Collected Works of L.S. Vygotsky, vol. 4. Trad. Marie J. Hall. New York: Springer Science + Business Media, 1997.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Trad. e org. Zoia Prestes, Elizabeth Tunes. E-papers: Rio de Janeiro, 2018.
YONAN, David. Ruggiero Ricci 1918-2012 - A Personal Remembrance 24/08/2012 Disponível em: https://www.violinist.com/blog/DYViolin/20128/13867/ Acesso em: 24/01/2024
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Brigitta Calloni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.