Obras de Francisco Mignone para duo de violões recém-descobertas: uma história revista
Visualizações: 131DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.20Palavras-chave:
Obra para duo de violões de Francisco Mignone, Duo Pomponio-Zárate, Francisco Mignone no IIº Seminário Internacional de Violão de Porto Alegre, A gênese da obra para violão de Francisco Mignone, catálogos da obra violonística de Francisco MignoneResumo
Este artigo investiga uma coleção de manuscritos autógrafos contendo obras para duo de violões escritas por Francisco Mignone em agosto de 1970. A coleção, que denominei de Manuscritos de Buenos Aires, está depositada no Instituto Nacional de Musicologia "Carlos Vega" , na capital argentina, e sua existência era inteiramente desconhecida pela comunidade musical e acadêmica brasileira. Por meio de 1) contatos e entrevistas com pessoas próximas a Mignone e aos violonistas do Duo Pomponio-Zárate, a quem as obras foram dedicadas e 2) consulta a fontes textuais, bibliotecas e aos acervos do compositor e do duo, investigo as circunstâncias de surgimento das obras. As informações levantadas propiciaram um olhar mais refinado e aprofundado sobre a gênese da grande obra violonística de Francisco Mignone, cuja composição se iniciou em agosto de 1970. Dados surgidos durante a pesquisa implicaram também em algumas correções e acréscimos aos catálogos da obra violonística do compositor.Downloads
Referências
ALENCAR PINTO, Aluísio de. Francisco Mignone e a música popular brasileira. In: MARIZ, Vasco (org.). Francisco Mignone: o homem e a obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.
APRO, Flávio. Os Fundamentos da Interpretação Musical: aplicabilidade nos 12 Estudos para violão de Francisco Mignone. São Paulo: UNESP, 2004. (Dissertação de Mestrado).
ARAÚJO, Fernando. Francisco Mignone e os Manuscritos de Buenos Aires: contexto histórico, interpretação e edição de obras para duo de violões recém-descobertas. Belo Horizonte: UFMG, 2017. (Tese de Doutorado).
BARBOSA LIMA, Antônio Carlos. Francisco Mignone: Recollections of a Brazilian Master. In: Guitar Review, Nº 91, Fall 1992, p. 10-13. Nova York: Albert Augustine Ltd., 1992.
BELINKY, Carolina. El dúo de guitarras Graciela Pomponio y Jorge Martínez Zárate (Desde sus comienzos en 1947 a 1955). Rosário, Argentina: Facultad de Humanidades y Artes, Universidad Nacional de Rosario, 2014. (Monografia de Licenciatura).
CRIVELLARO, Antonio. Saudação. In: II Seminário Internacional de Violão. [Caderno de programas dos concertos]. 12 p. Porto Alegre: Liceu Musical Palestrina, 1970.
GLOEDEN, Edelton. As 12 valsas brasileiras em forma de estudos para violão de Francisco Mignone: um ciclo revisitado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. (Tese de Doutorado).
MANSILLA, Silvina Luz. El acervo "Martínez Zárate" del Instituto Nacional de Musicología. In: Actas de las X Jornadas de Estudios e Investigaciones: La Teoría e Historia del Arte frente a los debates de la globalización y la posmodernidad. Buenos Aires: Instituto de Teoría e Historia del Arte "Julio E. Payró" (Facultad de Filosofia y Letras "” Universidad de Buenos Aires), 2014.
MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 6ª ed. Ampliada e atualizada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
MARTINS, José Eduardo. A pianística de Francisco Mignone. In: MARIZ, Vasco (org.). Francisco Mignone: o homem e a obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.
MIGNONE, Maria Josephina. Catálogo de obras Francisco Mignone. In: MARIZ, Vasco (org.). Francisco Mignone: o homem e a obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.
PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de reelaboração musical. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. (Tese de Doutorado).
RIBEIRO, Sérgio Vitor de Souza. Reelaborações para violão da obra bachiana: análise das versões de Francisco Tárrega e Pablo Marquez da Fuga BWV1001. In: Opus, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 99–124, dez. 2014.
SILVA, Flávio (org.). Francisco Mignone: catálogo de obras. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2016.
TONI, Flávia Camargo. Viola quebrada, também Maroca, para Mário de Andrade. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da USP, 2011. Disponível em: <http://www.ieb.usp.br/marioscriptor_2/criacao/viola-quebrada-tambem-maroca-para-mario-de-andrade.html>. Acesso em: 15/06/2013.
REFERÊNCIAS DE ENTREVISTAS/FILMES/CORRESPONDÊNCIAS
ABREU, Sérgio. Mignone [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 19/6/2015.
ASSAD, Sérgio. Depoimento sobre a relação do Duo Assad com Francisco Mignone. Entrevista concedida a Fernando Araújo. Belo Horizonte, abril de 2015.
BARBOSA LIMA, Antônio Carlos. Depoimento sobre Francisco Mignone e sua relação com o Duo Pomponio-Zárate I. Entrevista concedida a Fernando Araújo. Oklahoma City, junho de 2015.
______. Depoimento sobre Francisco Mignone e sua relação com o Duo Pomponio-Zárate II. Entrevista concedida a Fernando Araújo. Belo Horizonte, outubro de 2016. [2016a].
______. Esclarecimentos sobre manuscrito II [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 1/11/2016. [2016b].
LIÇíO de piano. Direção e fotografia: João Carlos Horta. Argumento: Luiz Paulo Horta. 20 min, colorido. Rio de Janeiro: Embrafilme; Funarte, 1978. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ehW0Ovy8KYQ>. Acesso em: 01/11/2014.
MIGNONE, Francisco. Depoimento. Rio de Janeiro: Museu da Imagem e do Som, 15 out. 1968. Entrevista concedida a Ricardo Cravo Albin, Aluísio de Alencar Pinto e Guilherme Figueiredo.
MIGNONE, Maria Josephina. Depoimento sobre aspectos da vida e obra de Francisco Mignone. Entrevista a Fernando Araújo. Rio de Janeiro, maio de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fernando Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.