Obras de Francisco Mignone para duo de violões recém-descobertas: uma história revista

Visualizações: 131

Autores/as

  • Fernando Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.20

Palabras clave:

Obra para duo de violões de Francisco Mignone, Duo Pomponio-Zárate, Francisco Mignone no IIº Seminário Internacional de Violão de Porto Alegre, A gênese da obra para violão de Francisco Mignone, catálogos da obra violoní­stica de Francisco Mignone

Resumen

Este artigo investiga uma coleção de manuscritos autógrafos contendo obras para duo de violões escritas por Francisco Mignone em agosto de 1970. A coleção, que denominei de Manuscritos de Buenos Aires, está depositada no Instituto Nacional de Musicologia "Carlos Vega" , na capital argentina, e sua existência era inteiramente desconhecida pela comunidade musical e acadêmica brasileira. Por meio de 1) contatos e entrevistas com pessoas próximas a Mignone e aos violonistas do Duo Pomponio-Zárate, a quem as obras foram dedicadas e 2) consulta a fontes textuais, bibliotecas e aos acervos do compositor e do duo, investigo as circunstâncias de surgimento das obras. As informações levantadas propiciaram um olhar mais refinado e aprofundado sobre a gênese da grande obra violoní­stica de Francisco Mignone, cuja composição se iniciou em agosto de 1970. Dados surgidos durante a pesquisa implicaram também em algumas correções e acréscimos aos catálogos da obra violoní­stica do compositor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

O violonista Fernando Araújo é Doutor e Bacharel em Música pela Escola de Música da UFMG e Mestre em Música pela Manhattan School of Music de Nova York, tendo tido como principais professores José LucenaVaz, Carlos Barbosa Lima e Manuel Barrueco. Atuante como instrumentista e pesquisador, tem se dedicado nos últimos anos í  pesquisa e divulgação da música de concerto brasileira. Seus registros fonográficos incluem obras para violão solo de Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto, canções de compositores eruditos brasileiros e, mais recentemente, os Manuscritos de Buenos Aires e as canções com violão de Francisco Mignone, pelo Selo SESC. Professor Adjunto da Escola de Música da UFMG, Fernando Araújo é também um dos fundadores e coordenadores do Festival Internacional de Violão – FIV de Belo Horizonte. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0840-4910

Citas

ALENCAR PINTO, Aluí­sio de. Francisco Mignone e a música popular brasileira. In: MARIZ, Vasco (org.). Francisco Mignone: o homem e a obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

APRO, Flávio. Os Fundamentos da Interpretação Musical: aplicabilidade nos 12 Estudos para violão de Francisco Mignone. São Paulo: UNESP, 2004. (Dissertação de Mestrado).

ARAÚJO, Fernando. Francisco Mignone e os Manuscritos de Buenos Aires: contexto histórico, interpretação e edição de obras para duo de violões recém-descobertas. Belo Horizonte: UFMG, 2017. (Tese de Doutorado).

BARBOSA LIMA, Antônio Carlos. Francisco Mignone: Recollections of a Brazilian Master. In: Guitar Review, Nº 91, Fall 1992, p. 10-13. Nova York: Albert Augustine Ltd., 1992.

BELINKY, Carolina. El dúo de guitarras Graciela Pomponio y Jorge Martí­nez Zárate (Desde sus comienzos en 1947 a 1955). Rosário, Argentina: Facultad de Humanidades y Artes, Universidad Nacional de Rosario, 2014. (Monografia de Licenciatura).

CRIVELLARO, Antonio. Saudação. In: II Seminário Internacional de Violão. [Caderno de programas dos concertos]. 12 p. Porto Alegre: Liceu Musical Palestrina, 1970.

GLOEDEN, Edelton. As 12 valsas brasileiras em forma de estudos para violão de Francisco Mignone: um ciclo revisitado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. (Tese de Doutorado).

MANSILLA, Silvina Luz. El acervo "Martí­nez Zárate" del Instituto Nacional de Musicologí­a. In: Actas de las X Jornadas de Estudios e Investigaciones: La Teorí­a e Historia del Arte frente a los debates de la globalización y la posmodernidad. Buenos Aires: Instituto de Teorí­a e Historia del Arte "Julio E. Payró" (Facultad de Filosofia y Letras "” Universidad de Buenos Aires), 2014.

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 6ª ed. Ampliada e atualizada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

MARTINS, José Eduardo. A pianí­stica de Francisco Mignone. In: MARIZ, Vasco (org.). Francisco Mignone: o homem e a obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

MIGNONE, Maria Josephina. Catálogo de obras Francisco Mignone. In: MARIZ, Vasco (org.). Francisco Mignone: o homem e a obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de reelaboração musical. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. (Tese de Doutorado).

RIBEIRO, Sérgio Vitor de Souza. Reelaborações para violão da obra bachiana: análise das versões de Francisco Tárrega e Pablo Marquez da Fuga BWV1001. In: Opus, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 99–124, dez. 2014.

SILVA, Flávio (org.). Francisco Mignone: catálogo de obras. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2016.

TONI, Flávia Camargo. Viola quebrada, também Maroca, para Mário de Andrade. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da USP, 2011. Disponí­vel em: <http://www.ieb.usp.br/marioscriptor_2/criacao/viola-quebrada-tambem-maroca-para-mario-de-andrade.html>. Acesso em: 15/06/2013.

REFERÊNCIAS DE ENTREVISTAS/FILMES/CORRESPONDÊNCIAS

ABREU, Sérgio. Mignone [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 19/6/2015.

ASSAD, Sérgio. Depoimento sobre a relação do Duo Assad com Francisco Mignone. Entrevista concedida a Fernando Araújo. Belo Horizonte, abril de 2015.

BARBOSA LIMA, Antônio Carlos. Depoimento sobre Francisco Mignone e sua relação com o Duo Pomponio-Zárate I. Entrevista concedida a Fernando Araújo. Oklahoma City, junho de 2015.

______. Depoimento sobre Francisco Mignone e sua relação com o Duo Pomponio-Zárate II. Entrevista concedida a Fernando Araújo. Belo Horizonte, outubro de 2016. [2016a].

______. Esclarecimentos sobre manuscrito II [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 1/11/2016. [2016b].

LIÇíO de piano. Direção e fotografia: João Carlos Horta. Argumento: Luiz Paulo Horta. 20 min, colorido. Rio de Janeiro: Embrafilme; Funarte, 1978. Disponí­vel em: < https://www.youtube.com/watch?v=ehW0Ovy8KYQ>. Acesso em: 01/11/2014.

MIGNONE, Francisco. Depoimento. Rio de Janeiro: Museu da Imagem e do Som, 15 out. 1968. Entrevista concedida a Ricardo Cravo Albin, Aluí­sio de Alencar Pinto e Guilherme Figueiredo.

MIGNONE, Maria Josephina. Depoimento sobre aspectos da vida e obra de Francisco Mignone. Entrevista a Fernando Araújo. Rio de Janeiro, maio de 2015.

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

Araújo, F. (2020). Obras de Francisco Mignone para duo de violões recém-descobertas: uma história revista. Revista Vórtex, 8(3), 1.20. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.20

Métrica