A "Escola de Tárrega" : Uma Nova Pedagogia do Violão
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.16Palavras-chave:
Francisco Tárrega, Escola de Tárrega, técnica violonística, pedagogia do violãoResumo
No presente artigo tratamos dos avanços na pedagogia do violão e na técnica violonística ocorridas durante o movimento violonístico que ficou conhecido como "Escola de Tárrega" . Mostramos como Tárrega ajudou a tirar o violão do personalismo didático, caraterístico do século XIX, racionalizando a pedagogia do violão em sincronia com o ensino de música nos conservatórios da época. Neste contexto, apontamos algumas contribuições inovadoras, como o foco em exercícios para desenvolver habilidades mecânicas fora de contextos musicais específicos e também a retomada de antigos procedimentos técnicos, como o uso do dedo anelar e o uso do apoio de pé (banquinho). Mostramos também que através da sistematização da prática de transcrições propostas por Tárrega, a técnica do violão expande-se para além dos limites do compositor violonista.Downloads
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