Duas práticas de performance de Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern: Um estudo comparativo de edições e gravações.
Visualizações: 677DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1343Resumo
Este artigo investiga duas práticas de performance da obra Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern através da comparação de duas edições da obra e da comparação de três gravações realizadas por Peter Stadlen (1948), Yvonne Loriod (1961) e Charles Rosen (1969). Foram comparadas a primeira edição da obra (a edição Urtext de 1937) e a edição Prática elaborada por Peter Stadlen (1979), resultado de sua interação com o compositor durante o período que antecedeu a estreia do Op. 27. Os aspectos estéticos e interpretativos da obra foram considerados a partir dos textos de Stadlen e da literatura recente. Utilizando o software Sonic Visualiser foram mapeadas as flutuações de tempo nas três gravações do Op. 27. Os resultados evidenciaram dois estilos distintos de performance: o estilo pós-guerra (Cook, 2016) de Loriod e Rosen, marcado pela influência da vanguarda de Darmstadt, e o estilo pré-guerra de Stadlen.Downloads
Referências
BOULEZ, Pierre. Apontamentos de Aprendiz. São Paulo: Perspectiva, 1995.
BOWEN, Jose. Performance Practice Versus Performance Analysis: Why Should Performers Study Performance. Performance Practice Review. Vol. 9, n. 1, p. 16- 35, 1996. DOI: https://doi.org/10.5642/perfpr.199609.01.03
CANNAM, Chris, LANDONE, Christian, and SANDLER, Mark. Sonic Visualiser: An Open Source Application for Viewing, Analysing, and Annotating Music Audio Files. In Proceedings of the ACM Multimedia 2010 International Conference. [http://www.sonicvisualiser.org/sv2010.pdf]. DOI: https://doi.org/10.1145/1873951.1874248
CHIANTORE, Luca. Historia de la técnica pianística. Madrid: Alianza Editorial, 2001.
COOK, Nicholas. Analyzing Performance and Performing Analysis. In: COOK, Nicholas e EVERIST, Mark (Orgs.) Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 1999. P. 239-261.
______. (2016). Inventing Tradition: Webern"™s Piano Variations in Early Recordings. Music Analysis. (This is the author accepted manuscript. It is currently under an indefinite embargo pending publication by Wiley.) Disponível em: <https://www.repository.cam.ac.uk/handle/1810/254549>. Acesso em: 08 jul. 2016.
______. Mudando o Objeto Musical: Abordagens para a Análise da Performance. Música em Contexto, Brasília, Ano 1, n. 1, p. 7-32, Ago. 2007.
COPLAND, Aaron. A Nova Música. Rio de Janeiro: Gráfica Record Editora, 1969.
CRISPIN, Darla. From Territories to Transformations: Anton Webern"™s Piano Variations Op. 27 as a Case Study for Research in-and-through Musical Practice. In: ASSIS, Paulo de; BROOKS, William; COESSENS, Kathleen (Eds.). Sound and Score: Essays on Sound, Score and Notation. Leuven: Leuven University Press: 2014. P. 47-60.
Darmstadt 1946-1996: 50 Jahre Neue Musik. WEBERN, Anton (compositor); STADLEN, Peter (intérprete, piano). Col Legno, WWE 31 893, 2006, disco 1 de 4 discos CD-ROM (gravação em 1948).
DOMENICI, Catarina Leite. O Pianista Expandido: Complexidade Técnica e Estilística na Obra Confini de Paolo Cavalone. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlândia: ANPPOM, 2011a. P. 1204-1210.
DONIN, Nicolas; STADLEN, Peter. Le Malentendu Pointilliste. Circuit: Musiques Contemporaines, Montréal, Vol. 15, n. 1, 2004, p. 27-40. Disponível em: <http://id.erudit.org/iderudit/902339ar>. Acesso em: 08 fev. 2015. DOI: https://doi.org/10.7202/902339ar
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Tipos de Edição. Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Unirio, Rio de Janeiro, n. 7, p. 39-55, Jul. 2004.
FUBINI, Enrico. La Estética Musical desde la Antigüedad hasta el Siglo XX. Madrid: Alianza Editorial, 2005.
GANDELMAN, Salomea. Memorizando as Variações Op. 27 para Piano de Webern: da análise í cognição. Per Musi, Belo Horizonte, n. 2, p. 104-117, Jul/Dez. 2000.
GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2007. 5ª ed.
LEECH-WILKINSON, Daniel. The Changing Sound of Music: Approaches to Studying Recorded Musical Performances. (London; CHARM, 2009). Disponível em: . Acesso em: 15 Ago. 2016.
LORIOD, Yvonne: <https://www.youtube.com/watch?v=UR7KsE4hC3c>. Acesso em: 14 Nov. 2014.
MARTIN, Iddon. New Music at Darmstadt: Nono, Stockhausen, Cage, and Boulez. New York: Cambridge University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139519571
MOLDENHAUER, Hans. Anton von Webern: A Chronicle of His Life and Work. New York: Alfred Knopf, 1979.
RIZEK, João Gabriel. Tradição e Ruptura: Pierre Boulez e a Formação do Cânone no Pós-Guerra (1946-1954). São Paulo: UNESP, 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.
ROSEN, Charles: <https://www.youtube.com/watch?v=e665XqlgSL8>. Acesso em: 8 Jun. 2014.
SAMPAIO, Luis Paulo. Ensaio de Análise Semiológica Tripartite das Variações Op. 27 de Anton Webern. Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Unirio, Rio de Janeiro, n. 6, p. 41-49, Nov. 2002.
STADLEN, Peter. Das pointillistische Mißverständnis. In: Beiträge 1972/73. Kassel: Bärenreiter, 1973. P. 173-184.
______. Serialism Reconsidered. The Score, n. 22, p. 12-27, fev. 1958.
WARKEN, Rodrigo. Edições Práticas e Edições Urtext: Funções e Usos no Estudo de Repertório. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM. João Pessoa: ANPPOM, 2012. P. 909-916.
WASON, Robert W. Webern"™s Variations for Piano, Op. 27: Musical Structure and the Performance Score. Intégral, Rochester NY, Vol. 1, p. 57-103, 1987. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/40213898>. Acesso em: 22 Jul. 2014.
WEBERN, Anton. El Camino hacia la Nueva Música. Barcelona: Nortesur, 2009.
______. Variationen für Klavier. Ed. N. 10881. Vienna: Universal Edition, 1937. Partitura.
______. Variationen für Klavier. Peter Stadlen, ed. N. 16845. Vienna: Universal Edition, 1979. Partitura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Renan Eduardo Stoll, Catarina Leite Domenici
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.