Duas práticas de performance de Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern: Um estudo comparativo de edições e gravações.
Visualizações: 677DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1343Abstract
Este artigo investiga duas práticas de performance da obra Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern através da comparação de duas edições da obra e da comparação de três gravações realizadas por Peter Stadlen (1948), Yvonne Loriod (1961) e Charles Rosen (1969). Foram comparadas a primeira edição da obra (a edição Urtext de 1937) e a edição Prática elaborada por Peter Stadlen (1979), resultado de sua interação com o compositor durante o período que antecedeu a estreia do Op. 27. Os aspectos estéticos e interpretativos da obra foram considerados a partir dos textos de Stadlen e da literatura recente. Utilizando o software Sonic Visualiser foram mapeadas as flutuações de tempo nas três gravações do Op. 27. Os resultados evidenciaram dois estilos distintos de performance: o estilo pós-guerra (Cook, 2016) de Loriod e Rosen, marcado pela influência da vanguarda de Darmstadt, e o estilo pré-guerra de Stadlen.Downloads
References
BOULEZ, Pierre. Apontamentos de Aprendiz. São Paulo: Perspectiva, 1995.
BOWEN, Jose. Performance Practice Versus Performance Analysis: Why Should Performers Study Performance. Performance Practice Review. Vol. 9, n. 1, p. 16- 35, 1996. DOI: https://doi.org/10.5642/perfpr.199609.01.03
CANNAM, Chris, LANDONE, Christian, and SANDLER, Mark. Sonic Visualiser: An Open Source Application for Viewing, Analysing, and Annotating Music Audio Files. In Proceedings of the ACM Multimedia 2010 International Conference. [http://www.sonicvisualiser.org/sv2010.pdf]. DOI: https://doi.org/10.1145/1873951.1874248
CHIANTORE, Luca. Historia de la técnica pianística. Madrid: Alianza Editorial, 2001.
COOK, Nicholas. Analyzing Performance and Performing Analysis. In: COOK, Nicholas e EVERIST, Mark (Orgs.) Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 1999. P. 239-261.
______. (2016). Inventing Tradition: Webern"™s Piano Variations in Early Recordings. Music Analysis. (This is the author accepted manuscript. It is currently under an indefinite embargo pending publication by Wiley.) Disponível em: <https://www.repository.cam.ac.uk/handle/1810/254549>. Acesso em: 08 jul. 2016.
______. Mudando o Objeto Musical: Abordagens para a Análise da Performance. Música em Contexto, Brasília, Ano 1, n. 1, p. 7-32, Ago. 2007.
COPLAND, Aaron. A Nova Música. Rio de Janeiro: Gráfica Record Editora, 1969.
CRISPIN, Darla. From Territories to Transformations: Anton Webern"™s Piano Variations Op. 27 as a Case Study for Research in-and-through Musical Practice. In: ASSIS, Paulo de; BROOKS, William; COESSENS, Kathleen (Eds.). Sound and Score: Essays on Sound, Score and Notation. Leuven: Leuven University Press: 2014. P. 47-60.
Darmstadt 1946-1996: 50 Jahre Neue Musik. WEBERN, Anton (compositor); STADLEN, Peter (intérprete, piano). Col Legno, WWE 31 893, 2006, disco 1 de 4 discos CD-ROM (gravação em 1948).
DOMENICI, Catarina Leite. O Pianista Expandido: Complexidade Técnica e Estilística na Obra Confini de Paolo Cavalone. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlândia: ANPPOM, 2011a. P. 1204-1210.
DONIN, Nicolas; STADLEN, Peter. Le Malentendu Pointilliste. Circuit: Musiques Contemporaines, Montréal, Vol. 15, n. 1, 2004, p. 27-40. Disponível em: <http://id.erudit.org/iderudit/902339ar>. Acesso em: 08 fev. 2015. DOI: https://doi.org/10.7202/902339ar
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Tipos de Edição. Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Unirio, Rio de Janeiro, n. 7, p. 39-55, Jul. 2004.
FUBINI, Enrico. La Estética Musical desde la Antigüedad hasta el Siglo XX. Madrid: Alianza Editorial, 2005.
GANDELMAN, Salomea. Memorizando as Variações Op. 27 para Piano de Webern: da análise í cognição. Per Musi, Belo Horizonte, n. 2, p. 104-117, Jul/Dez. 2000.
GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2007. 5ª ed.
LEECH-WILKINSON, Daniel. The Changing Sound of Music: Approaches to Studying Recorded Musical Performances. (London; CHARM, 2009). Disponível em: . Acesso em: 15 Ago. 2016.
LORIOD, Yvonne: <https://www.youtube.com/watch?v=UR7KsE4hC3c>. Acesso em: 14 Nov. 2014.
MARTIN, Iddon. New Music at Darmstadt: Nono, Stockhausen, Cage, and Boulez. New York: Cambridge University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139519571
MOLDENHAUER, Hans. Anton von Webern: A Chronicle of His Life and Work. New York: Alfred Knopf, 1979.
RIZEK, João Gabriel. Tradição e Ruptura: Pierre Boulez e a Formação do Cânone no Pós-Guerra (1946-1954). São Paulo: UNESP, 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.
ROSEN, Charles: <https://www.youtube.com/watch?v=e665XqlgSL8>. Acesso em: 8 Jun. 2014.
SAMPAIO, Luis Paulo. Ensaio de Análise Semiológica Tripartite das Variações Op. 27 de Anton Webern. Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Unirio, Rio de Janeiro, n. 6, p. 41-49, Nov. 2002.
STADLEN, Peter. Das pointillistische Mißverständnis. In: Beiträge 1972/73. Kassel: Bärenreiter, 1973. P. 173-184.
______. Serialism Reconsidered. The Score, n. 22, p. 12-27, fev. 1958.
WARKEN, Rodrigo. Edições Práticas e Edições Urtext: Funções e Usos no Estudo de Repertório. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM. João Pessoa: ANPPOM, 2012. P. 909-916.
WASON, Robert W. Webern"™s Variations for Piano, Op. 27: Musical Structure and the Performance Score. Intégral, Rochester NY, Vol. 1, p. 57-103, 1987. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/40213898>. Acesso em: 22 Jul. 2014.
WEBERN, Anton. El Camino hacia la Nueva Música. Barcelona: Nortesur, 2009.
______. Variationen für Klavier. Ed. N. 10881. Vienna: Universal Edition, 1937. Partitura.
______. Variationen für Klavier. Peter Stadlen, ed. N. 16845. Vienna: Universal Edition, 1979. Partitura.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.