Duas práticas de performance de Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern: Um estudo comparativo de edições e gravações.

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Authors

  • Renan Eduardo Stoll Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Catarina Leite Domenici Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1343

Abstract

Este artigo investiga duas práticas de performance da obra Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern através da comparação de duas edições da obra e da comparação de três gravações realizadas por Peter Stadlen (1948), Yvonne Loriod (1961) e Charles Rosen (1969). Foram comparadas a primeira edição da obra (a edição Urtext de 1937) e a edição Prática elaborada por Peter Stadlen (1979), resultado de sua interação com o compositor durante o perí­odo que antecedeu a estreia do Op. 27. Os aspectos estéticos e interpretativos da obra foram considerados a partir dos textos de Stadlen e da literatura recente. Utilizando o software Sonic Visualiser foram mapeadas as flutuações de tempo nas três gravações do Op. 27. Os resultados evidenciaram dois estilos distintos de performance: o estilo pós-guerra (Cook, 2016) de Loriod e Rosen, marcado pela influência da vanguarda de Darmstadt, e o estilo pré-guerra de Stadlen.

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Author Biographies

Renan Eduardo Stoll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Renan Eduardo Stoll é Mestre e Bacharel em Música (Piano) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Catarina Leite Domenici. Atualmente cursa Bacharelado em Filosofia na UFRGS.

Catarina Leite Domenici, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Catarina Leite Domenici é Doutora e Mestre em Piano Performance pela Eastman School of Music, onde recebeu o Performer's Certificate e o Lizie Teege Mason award. É professora do Instituto de Artes da UFRGS, onde atua na pós-graduação, graduação e extensão. Desenvolve pesquisa sobre as interações entre compositores e intérpretes na música contemporânea cujos resultados tem sido publicados e apresentados em diversos congressos nacionais e internacionais. Como intérprete, realizou a estreia de diversas obras e possui 12 CDs dedicados í  música dos séculos XX e XXI.

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Published

2016-12-31

How to Cite

Stoll, R. E., & Domenici, C. L. (2016). Duas práticas de performance de Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern: Um estudo comparativo de edições e gravações. Vortex Music Journal, 4(3), 1–65. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1343

Issue

Section

Research Papers

Metrics