Mulheres e Música: à guisa de editorial
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.11079Palavras-chave:
dossieResumo
EDITORIAL – DOSSIÊ “MÚSICA E MULHERES”
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Clara Fernandes. Compreendendo os processos formativos e a consolidação dos campos da História da Educação Musical e dos Estudos de Gênero no Brasil. MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do; ROCHA, Inês de Almeida (org.). Ecos e Memórias: histórias de ensinos, aprendizagens e músicas. Teresina: Edufpi, 2019. p. 21-59. Disponível em E-BOOKS - 2019 (ufpi.br).
ALBUQUERQUE, Clara Fernandes. Filhas do Conservatório de Música: a institucionalização do ensino musical profissionalizante e a atuação de professoras de música no Rio de Janeiro Oitocentista (1853-1873). 2023. 672f. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
LIMA, Julia Ricciardi. Moça Prosa e Samba que Elas Querem: Disseram que eu não era Bamba?: identidades, resistências e interpretações do samba na trajetória de conjuntos musicais formados por mulheres no Rio de Janeiro. 2021. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
MOURIM, Roberta. Monina Távora: a pedagogia de uma artista. 2022. 335 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
PIRES, Antonilde Rosa; CÂMARA, Andréa A. Adour da. Ópera, raça e gênero sob o ponto de vista de artistas negras(os). Revista Música, v. 19, n. 2, p. 149-172, jul. 2019.
NOGUEIRA, Isabel Porto; ZERBINATTI, Camila Durães; PEDRO, Joana Maria. A Emergência do Campo Música e Gênero no Brasil: Reflexões Iniciais. Descentrada, 2(1), e034, p. 1-18, 2018. Disponível em http://www.descentrada.fahce.unlp.edu.ar/article/view/DESe034.
REGO, Tânia Maria Silva. As Instrumentistas, suas Trajetórias, Práticas e Expectativas: uma etnografia com viés feminista e interseccional sobre trabalho com música em São Luís do Maranhão. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Música, 2022.
REQUIÃO, Luciana. Trabalho, música e gênero: depoimentos de mulheres musicistas acerca de sua vida laboral. Um retrato do trabalho no Rio de Janeiro dos anos 1980 ao início do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 2019.
ROSA, Laila; NOGUEIRA, Isabel. O que nos move, o que nos dobra, o que nos instiga: notas sobre epistemologias feministas, processos criativos, educação e possibilidades transgressoras em música. In: Revista Vórtex, Curitiba, v.3, n.2, p.25-56, 2015.
ROCHA, Inês de Almeida. Canções de Amigo: Redes de Sociabilidade na correspondência de Liddy Chiaffarelli Mignone para Mario de Andrade. Rio de Janeiro: Quartet, Faperj, 2012.
SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Os músicos e seu trabalho: diferenças de gênero e raça. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, v. 26, n. 1, p. 75-86, jun. 2014.
VELON, Marcela da Silva. Ação e Obra de Três Coletivos de Mulheres Músicas na Cidade do Rio de Janeiro: análise etnomusicológica, feminista e decolonial. 376f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro , 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciana Requião, Inês de Almeida Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.