Mulheres e Música: à guisa de editorial
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.11079Keywords:
dossieAbstract
EDITORIAL – DOSSIÊ “MÚSICA E MULHERES”
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Clara Fernandes. Compreendendo os processos formativos e a consolidação dos campos da História da Educação Musical e dos Estudos de Gênero no Brasil. MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do; ROCHA, Inês de Almeida (org.). Ecos e Memórias: histórias de ensinos, aprendizagens e músicas. Teresina: Edufpi, 2019. p. 21-59. Disponível em E-BOOKS - 2019 (ufpi.br).
ALBUQUERQUE, Clara Fernandes. Filhas do Conservatório de Música: a institucionalização do ensino musical profissionalizante e a atuação de professoras de música no Rio de Janeiro Oitocentista (1853-1873). 2023. 672f. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
LIMA, Julia Ricciardi. Moça Prosa e Samba que Elas Querem: Disseram que eu não era Bamba?: identidades, resistências e interpretações do samba na trajetória de conjuntos musicais formados por mulheres no Rio de Janeiro. 2021. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
MOURIM, Roberta. Monina Távora: a pedagogia de uma artista. 2022. 335 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
PIRES, Antonilde Rosa; CÂMARA, Andréa A. Adour da. Ópera, raça e gênero sob o ponto de vista de artistas negras(os). Revista Música, v. 19, n. 2, p. 149-172, jul. 2019.
NOGUEIRA, Isabel Porto; ZERBINATTI, Camila Durães; PEDRO, Joana Maria. A Emergência do Campo Música e Gênero no Brasil: Reflexões Iniciais. Descentrada, 2(1), e034, p. 1-18, 2018. Disponível em http://www.descentrada.fahce.unlp.edu.ar/article/view/DESe034.
REGO, Tânia Maria Silva. As Instrumentistas, suas Trajetórias, Práticas e Expectativas: uma etnografia com viés feminista e interseccional sobre trabalho com música em São Luís do Maranhão. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Música, 2022.
REQUIÃO, Luciana. Trabalho, música e gênero: depoimentos de mulheres musicistas acerca de sua vida laboral. Um retrato do trabalho no Rio de Janeiro dos anos 1980 ao início do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 2019.
ROSA, Laila; NOGUEIRA, Isabel. O que nos move, o que nos dobra, o que nos instiga: notas sobre epistemologias feministas, processos criativos, educação e possibilidades transgressoras em música. In: Revista Vórtex, Curitiba, v.3, n.2, p.25-56, 2015.
ROCHA, Inês de Almeida. Canções de Amigo: Redes de Sociabilidade na correspondência de Liddy Chiaffarelli Mignone para Mario de Andrade. Rio de Janeiro: Quartet, Faperj, 2012.
SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Os músicos e seu trabalho: diferenças de gênero e raça. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, v. 26, n. 1, p. 75-86, jun. 2014.
VELON, Marcela da Silva. Ação e Obra de Três Coletivos de Mulheres Músicas na Cidade do Rio de Janeiro: análise etnomusicológica, feminista e decolonial. 376f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro , 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Luciana Requião, Inês de Almeida Rocha

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.