Mulheres e Música: à guisa de editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.11079

Palavras-chave:

dossie

Resumo

EDITORIAL – DOSSIÊ “MÚSICA E MULHERES”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Requião, Universidade Federal Fluminense

Luciana Requião é baixista, professora associada da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GeCULTE/UFF). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF) e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Música da UNIRIO. Como pesquisadora vem desenvolvendo estudos sobre as relações sociais de produção musical na cidade do Rio de Janeiro por meio do projeto "guarda-chuva" Mundo do Trabalho, Música e Cultura no Capitalismo Tardio. É doutora em Educação, mestre em Música e em 2018-2019 fez estágio de pós-doutorado junto ao Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ. Em agosto de 2023 passa a integrar a Diretoria de Políticas para os Trabalhadores da Cultura - DTRAC, do Ministério da Cultura, como assessora da Diretoria. É bolsista do PROGRAMA CIENTISTA DO NOSSO ESTADO 2023 (Edital FAPERJ N20/2023).

Inês de Almeida Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Inês de Almeida Rocha é professora Titular de Educação Musical aposentada pelo Colégio Pedro II, líder do GEPEAMUS e integrante do GeCULTE e do GTMP-ARLAC-IMS. Atua nas áreas de Educação Musical, História da Educação Musical e Musicologia Histórica, trabalhando com fontes hemerográficas, cartas pessoais, egodocumentos e documentos referentes à cultura material e sonora escolar em diferentes suportes. Possui Mestrado em Música (1997) pelo Conservatório Brasileiro de Música, doutorado em Educação (2010) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)-bolsa PDEE na Universidad de Alcalá (Espanha) e Pós Doutorado na Universidad de Valladolid (Espanha, 2014). É cantora e pianista.

Referências

ALBUQUERQUE, Clara Fernandes. Compreendendo os processos formativos e a consolidação dos campos da História da Educação Musical e dos Estudos de Gênero no Brasil. MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do; ROCHA, Inês de Almeida (org.). Ecos e Memórias: histórias de ensinos, aprendizagens e músicas. Teresina: Edufpi, 2019. p. 21-59. Disponível em E-BOOKS - 2019 (ufpi.br).

ALBUQUERQUE, Clara Fernandes. Filhas do Conservatório de Música: a institucionalização do ensino musical profissionalizante e a atuação de professoras de música no Rio de Janeiro Oitocentista (1853-1873). 2023. 672f. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

LIMA, Julia Ricciardi. Moça Prosa e Samba que Elas Querem: Disseram que eu não era Bamba?: identidades, resistências e interpretações do samba na trajetória de conjuntos musicais formados por mulheres no Rio de Janeiro. 2021. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.

MOURIM, Roberta. Monina Távora: a pedagogia de uma artista. 2022. 335 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

PIRES, Antonilde Rosa; CÂMARA, Andréa A. Adour da. Ópera, raça e gênero sob o ponto de vista de artistas negras(os). Revista Música, v. 19, n. 2, p. 149-172, jul. 2019.

NOGUEIRA, Isabel Porto; ZERBINATTI, Camila Durães; PEDRO, Joana Maria. A Emergência do Campo Música e Gênero no Brasil: Reflexões Iniciais. Descentrada, 2(1), e034, p. 1-18, 2018. Disponível em http://www.descentrada.fahce.unlp.edu.ar/article/view/DESe034.

REGO, Tânia Maria Silva. As Instrumentistas, suas Trajetórias, Práticas e Expectativas: uma etnografia com viés feminista e interseccional sobre trabalho com música em São Luís do Maranhão. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Música, 2022.

REQUIÃO, Luciana. Trabalho, música e gênero: depoimentos de mulheres musicistas acerca de sua vida laboral. Um retrato do trabalho no Rio de Janeiro dos anos 1980 ao início do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 2019.

ROSA, Laila; NOGUEIRA, Isabel. O que nos move, o que nos dobra, o que nos instiga: notas sobre epistemologias feministas, processos criativos, educação e possibilidades transgressoras em música. In: Revista Vórtex, Curitiba, v.3, n.2, p.25-56, 2015.

ROCHA, Inês de Almeida. Canções de Amigo: Redes de Sociabilidade na correspondência de Liddy Chiaffarelli Mignone para Mario de Andrade. Rio de Janeiro: Quartet, Faperj, 2012.

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Os músicos e seu trabalho: diferenças de gênero e raça. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, v. 26, n. 1, p. 75-86, jun. 2014.

VELON, Marcela da Silva. Ação e Obra de Três Coletivos de Mulheres Músicas na Cidade do Rio de Janeiro: análise etnomusicológica, feminista e decolonial. 376f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro , 2022.

Downloads

Publicado

20.08.2025

Como Citar

Requião, L., & Rocha, I. de A. (2025). Mulheres e Música: à guisa de editorial. Revista Vórtex, 13, 1–6. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.11079

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”