Tecnologias da escuta sensível: uma metodologia feminista e decolonial para a música
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9958Palabras clave:
Escuta, Feminismos, Decolonialidade, Criação sonora, Diários criativosResumen
Este artigo apresenta a escuta como parte de uma metodologia feminista e decolonial, que também discute a produção e a criação sonora, e apresenta os diálogos e os diários criativos como ferramentas de processo. A partir de bell hooks e Suely Rolnik, entre outras, a ideia de escuta emerge como algo sensível e relacional, incentivando a invenção de mundos e a pulsão vital.
Descargas
Citas
ABTAN, Freida. Where is she? Finding the women in Electronic Music Culture. Contemporary Music Review. Volume 35,53-60, 2016.
ANZALDÚA, Glória. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 8, n.1, 2000. pp. 229-236. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/ view/9880/9106> Acesso em: 17 nov. 2024.
BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam, Tradução: Viviane v. In: Colling, Leandro (org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador: EDUFBA, 2016.
GREEN, Lucy. Música, género y educación. Madrid: Ediciones Morata, 2001.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
IONE. Listening in Dreams. Lincoln: iUniverse, 2005.
JARAMILLO, Nathalia. El feminismo decolonial: una breve introducción. Feminismo Decolonial Revista com la A: n. 24, 2013
LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial”. Revista Estudos Feministas: Florianópolis, 2014. 22(3): 320, setembro-dezembro.
LORDE, Audre. Mulheres negras: As ferramentas do mestre nunca irão desmantelara casa do mestre. Trad.de Renata. Geledés[online], São Paulo, 10jul. 2013. Disponível em: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-as-ferramentas-do-mestre-nunca-irao-desmantelar-a-casa-do-mestre/. Acesso em: 17/11/2024
OLIVEROS, Pauline. Deep listening: a composer’s sound practice. New. York: iUniverse, Inc., 2005.
PRASS, Luciana e CARDOSO, Bruno. Presenças afirmativas: uma etnografia com estudantes cotistas do curso de música da UFRGS. In: XXVI Congresso Nacional da ABEM, 2023, Ouro Preto. Anais. Ouro Preto: Editora da ABEM, 2023. v. 5. 1-16. Disponível em: <https://abem.mus.br/anais_congresso/V5/papers/1685/public/1685-6952-1-PB.pdf> Acesso em 17 nov. 2024.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Currículos criativos e inovadores em música: proposições decoloniais. In: BEINEKE, Viviane. Educação Musical: diálogos insurgentes. São Paulo: Hucitec, 2023. 191-240.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. N-1 edições, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Isabel Porto Nogueira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.