Tecnologias da escuta sensível: uma metodologia feminista e decolonial para a música

Autores

  • Isabel Porto Nogueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9958

Palavras-chave:

Escuta, Feminismos, Decolonialidade, Criação sonora, Diários criativos

Resumo

Este artigo apresenta a escuta como parte de uma metodologia feminista e decolonial, que também discute a produção e a criação sonora, e apresenta os diálogos e os diários criativos como ferramentas de processo. A partir de bell hooks e Suely Rolnik, entre outras, a ideia de escuta emerge como algo sensível e relacional, incentivando a invenção de mundos e a pulsão vital.

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Biografia do Autor

Isabel Porto Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Isabel Nogueira (aka Bel_Medula) é pianista, compositora, poeta, pesquisadora e produtora musical. Doutora em Musicologia, produz canções experimentais usando voz, piano e sintetizadores, com foco na improvisação. Lançou diversos álbuns de música experimental por selos do Brasil, Itália, Peru e Estados Unidos, e os álbuns de canções PeleOsso (2019), Luna (2020), Semente (2021), Abala Ladaia (2022) e A Dança do Caos (2023). É especialista em escuta profunda pelo Deep Listening Institut e desenvolve workshops sobre este tema no Brasil e no exterior. É mentora de processos criativos em música, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e coordenadora do Grupo de Pesquisa Sônicas: gênero, corpo e música. Participou de festivais como Kinobeat, Música Estranha, FIME, Morrostock e Novas Frequências (Brasil), Electric Medway (UK), Femnoise (Espanha) e Topia (Berlim). Em 2022 organizou e publicou, pela Editora Routledge, o livro The Body and Sound, Music and Performance, em parceria com a artista sonora irlandesa Linda O Keeffe, envolvendo mais de vinte autoras de diversos países. Em 2023, recebeu a Bolsa Funarte de Música Pixinguinha, para a realização de uma tournée de shows pelo Nordeste do Brasil. Trabalha em uma metodologia de processos criativos a partir da escuta, dos sonhos e da escrita de diários.

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Publicado

20.08.2025

Como Citar

Nogueira, I. P. (2025). Tecnologias da escuta sensível: uma metodologia feminista e decolonial para a música. Revista Vórtex, 13, 1–32. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9958

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”