Tecnologias da escuta sensível: uma metodologia feminista e decolonial para a música
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9958Palavras-chave:
Escuta, Feminismos, Decolonialidade, Criação sonora, Diários criativosResumo
Este artigo apresenta a escuta como parte de uma metodologia feminista e decolonial, que também discute a produção e a criação sonora, e apresenta os diálogos e os diários criativos como ferramentas de processo. A partir de bell hooks e Suely Rolnik, entre outras, a ideia de escuta emerge como algo sensível e relacional, incentivando a invenção de mundos e a pulsão vital.
Downloads
Referências
ABTAN, Freida. Where is she? Finding the women in Electronic Music Culture. Contemporary Music Review. Volume 35,53-60, 2016.
ANZALDÚA, Glória. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 8, n.1, 2000. pp. 229-236. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/ view/9880/9106> Acesso em: 17 nov. 2024.
BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam, Tradução: Viviane v. In: Colling, Leandro (org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador: EDUFBA, 2016.
GREEN, Lucy. Música, género y educación. Madrid: Ediciones Morata, 2001.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
IONE. Listening in Dreams. Lincoln: iUniverse, 2005.
JARAMILLO, Nathalia. El feminismo decolonial: una breve introducción. Feminismo Decolonial Revista com la A: n. 24, 2013
LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial”. Revista Estudos Feministas: Florianópolis, 2014. 22(3): 320, setembro-dezembro.
LORDE, Audre. Mulheres negras: As ferramentas do mestre nunca irão desmantelara casa do mestre. Trad.de Renata. Geledés[online], São Paulo, 10jul. 2013. Disponível em: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-as-ferramentas-do-mestre-nunca-irao-desmantelar-a-casa-do-mestre/. Acesso em: 17/11/2024
OLIVEROS, Pauline. Deep listening: a composer’s sound practice. New. York: iUniverse, Inc., 2005.
PRASS, Luciana e CARDOSO, Bruno. Presenças afirmativas: uma etnografia com estudantes cotistas do curso de música da UFRGS. In: XXVI Congresso Nacional da ABEM, 2023, Ouro Preto. Anais. Ouro Preto: Editora da ABEM, 2023. v. 5. 1-16. Disponível em: <https://abem.mus.br/anais_congresso/V5/papers/1685/public/1685-6952-1-PB.pdf> Acesso em 17 nov. 2024.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Currículos criativos e inovadores em música: proposições decoloniais. In: BEINEKE, Viviane. Educação Musical: diálogos insurgentes. São Paulo: Hucitec, 2023. 191-240.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. N-1 edições, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabel Porto Nogueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.