Estrategias de una pianista experta para aprender una pieza por una melodía encriptada

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8443

Palabras clave:

Cognição musical, Expertise musical, Pedagogia do piano popular, Estratégias de prática, Protocolo Think-aloud

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi investigar as estratégias de prática que uma pianista expert utilizou enquanto aprendia uma nova música a partir de uma melodia cifrada. Duas sessões de prática foram realizadas, ambas envolvendo a aplicação do protocolo think-aloud concorrente, na qual a pianista relatava verbalmente seus pensamentos enquanto aprendia a música e do think-aloud retrospectivo, aplicado minutos depois, no qual ela assistia à gravação de sua própria performance. As sessões foram gravadas, transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram 15 estratégias de prática utilizadas pela pianista, que foram categorizadas com base em componentes de codificação de informações na memória. Observou-se, ainda, que o aprendizado da música escolhida envolveu estratégias distintas em relação à aprendizagem de músicas por partitura. O uso dessas estratégias pode fornecer ferramentas pedagógicas a serem utilizadas por professores e estudantes de piano para o aprendizado de músicas a partir de melodias cifradas.

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Biografía del autor/a

Joao G A Lima, Universidade Federal do Paraná

João Gabriel Assunção Lima é pianista, professor e compositor. Além de ser neto do renomado músico Nenê “Baterista”, é mestre e estudante de doutorado em música pela Universidade Federal do Paraná. É licenciado em música e filosofia. Pela sua pesquisa de mestrado, recebeu o Prêmio UFPR de Excelência Acadêmica 2023. Seus interesses de pesquisa estão focados em estratégias de prática, prática deliberada e resolução de problemas durante a prática musical, além de epistemologia das ciências cognitivas.

Danilo Ramos, Universidade Federal do Paraná

Danilo Ramos é bacharel em piano popular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre e doutor em psicologia pela Universidade do Estado de São Paulo (USP). Realizou estágio pós-doutoral no campo da cognição musical no Laboratório de Estudos sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (LEAD) da Universidade de Borgonha, França, sob a supervisão de Emmanuel Bigand. Além disso, possui especialização em psicologia corporal pelo Instituto Reichiano de Curitiba. Atualmente, é professor associado do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, onde ministra disciplinas nas áreas de piano e cognição musical, em cursos de graduação e pós-graduação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Paraná (período: 2014-2015) e presidente do comitê responsável pela implantação do curso de doutorado dessa instituição. Atualmente, é membro da equipe editorial dos seguintes periódicos científicos: Frontiers in Psychology (Suíça), Quarterly Journal of Experimental Psychology (Londres), Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts (Estados Unidos), Avances em Psicología Latino-americana (Colômbia), Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (Brasil), Música Hodie (Goiânia, Brasil), Música em Perspectiva, Vórtex (Curitiba, Paraná) e Percepta (revista da Associação Brasileira de Cognição Musical). É o fundador e líder do Grupo de Pesquisa Música Expertise, o GRUME. Seus interesses de pesquisa estão no desenvolvimento da expertise na prática do piano brasileiro pela perspectiva da Teoria Geral da Expertise, de Anders Ericsson. Atualmente estuda piano com a renomada Olga Kiun.

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Publicado

2024-08-05

Cómo citar

A Lima, J. G., & Ramos, D. (2024). Estrategias de una pianista experta para aprender una pieza por una melodía encriptada. Revista Vórtex, 12, 1–45. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8443

Número

Sección

Ebony & Ivory: história, contextos e práticas associadas ao piano

Métrica