A Modinha e seus paradigmas: a modinha arcádica, romântica e a repopularização de Catulo da Paixão Cearense

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.7989

Palabras clave:

Modinha, Caldas Barbosa, Augusta Candiani, Catulo da Paixão Cearense, Villa-Lobos

Resumen

A Modinha nasceu de uma simbiose entre a Moda portuguesa séria de salão, com a Modinha brasileira, aparentada do Lundu desde sua origem. Seus primeiros espécimes estiveram a cargo de Caldas Barbosa, brasileiro, responsável pela sua difusão em Portugal. A duas vozes e acompanhada de viola, com caráter de Lundu, era composta em versos arcádicos, e referências a rituais de Baco. Com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, e a consequente importação de montagens de óperas italianas para o Brasil, se tornaria, gradualmente, derivada da ária italiana. Ao abandonar as cordas dedilhadas, passaria o século XIX como canção acompanhada de piano, de salão, interpretado por cantoras como a soprano Candiani, em um processo de deculturação. A repopularização seria apenas no século XX, com seu retorno ao violão de Catulo da Paixão Cearense. Villa-Lobos, por fim, a transformaria em peça de concerto.

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Biografía del autor/a

Pedro Vaccari, Universidade de São Paulo

Graduado em Música com habilitação em Canto (Unesp), com Mestrado em Performance (Unesp) e Doutorado em Musicologia (Unesp), desenvolve seu Pós-Doutorado na USP em Música. Em 2023 está publicando o livro “Beijo a mão que me condena”: resistência e embranquecimento histórico do padre José Maurício Nunes Garcia, pela Eduel. Publicou artigo na Revista Internacional em Língua Portuguesa, de Lisboa, e na de Etnomusicologia da Turquia. Publicou na Revista Música, Tulha (USP), Orfeu, Ictus, Labor Histórico, participou dos Simpósios Villa-Lobos da USP como mediador e leciona disciplina na graduação da USP. Apresentou-se no SATMUS de Madrid e no CIPEM de Porto. E-mail: pedrovaccari@usp.br

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Publicado

2023-12-24

Cómo citar

Vaccari, P. (2023). A Modinha e seus paradigmas: a modinha arcádica, romântica e a repopularização de Catulo da Paixão Cearense. Revista Vórtex, 11(3), 1–31. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.7989