Bewegungsfarbe e cânone sobressaturado: Atmosphères de György Ligeti
Visualizações: 121DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1317Resumen
Neste artigo estudamos um fenômeno que foi denominado por Koenig de "timbre de movimento" (Bewegungsfarbe) e teve grande impacto na música e pensamento do compositor György Ligeti. Observamos também um fenômeno similar pertencente ao século XIX no final de A Valquíria de Richard Wagner. A partir das declarações de Ligeti fazemos uma análise em relação ao lugar que a tecnologia tem na sua estética. Neste sentido, tratamos da técnica da micropolifonia como uma transposição metafórica das técnicas advindas do campo da música eletrônica. Finalmente, nos debruçamos na análise de um "cânone sobressaturado" num trecho de sua obra Atmosphères e destacamos a importância desta técnica no estabelecimento de gradações do material musical.Descargas
Citas
CAZNOK, Yara Borges. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
DOATI, Roberto. György Ligeti's "Glissandi": an analysis. Interface, Lisse, v. 20, n. 2, p. 79-87, 1991. DOI: https://doi.org/10.1080/09298219108570579
IVERSON, Jennifer. Shared compositional techniques between György Ligeti's "Pièce électronique nº 3" and "Atmosphères". Mitteilungen der Paul Sacher Stiftung, Basel, n. 22, p. 29-33, abr. 2009.
IVERSON, Jennifer. The emergence of timbre: Ligeti's synthesis of electronic and acoustic music in "Atmosphères". Twentieth-century music, Cambridge, v. 7, n. 1, p. 61-89, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S1478572211000053
LIGETI, György. Artikulation: eine Hörpartitur. Partitura aural de Rainer Wehinger. Mainz: Schott, 1958. Partitura. Música eletrônica.
LIGETI, György. Atmosphères, 1961. Viena: Universal Edition, 1961. Partitura. Orquestra.
LIGETI, György. Musique et technique: expériences personnelles et considérations subjectives. In:______ Neuf essais sur la musique. Genève: Contrechamps, 2001. p. 181-209.
LIGETI, György; GRIFFITHS, Paul. Interview with the composer. In: GRIFFITHS, Paul. György Ligeti. Londres: Robson, 1997. p. 3-18.
LIGETI, György; MICHEL, Pierre. Entretiens avec György Ligeti. In: MICHEL, Pierre. György Ligeti. Paris: Minerve, 1995. p. 149-202.
MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editoral, 2004.
MICHEL, Pierre. György Ligeti. Paris: Minerve, 1995.
MIEREANU, Costin. Une musique électronique et sa "partition": "Artikulation". Musique en jeu, Paris, n. 15, 1974. Dossier Ligeti.
NORDWALL, Ove. Ligeti-dokument. Estocolmo: Norstedt, 1968.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux. Paris: Seuil, 1966.
VITALE, Claudio. A gradação nas obras de György Ligeti dos anos sessenta. 2013. 339 f. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Claudio Vitale
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.