Bewegungsfarbe e cânone sobressaturado: Atmosphères de György Ligeti
Visualizações: 121DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1317Abstract
Neste artigo estudamos um fenômeno que foi denominado por Koenig de "timbre de movimento" (Bewegungsfarbe) e teve grande impacto na música e pensamento do compositor György Ligeti. Observamos também um fenômeno similar pertencente ao século XIX no final de A Valquíria de Richard Wagner. A partir das declarações de Ligeti fazemos uma análise em relação ao lugar que a tecnologia tem na sua estética. Neste sentido, tratamos da técnica da micropolifonia como uma transposição metafórica das técnicas advindas do campo da música eletrônica. Finalmente, nos debruçamos na análise de um "cânone sobressaturado" num trecho de sua obra Atmosphères e destacamos a importância desta técnica no estabelecimento de gradações do material musical.Downloads
References
CAZNOK, Yara Borges. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
DOATI, Roberto. György Ligeti's "Glissandi": an analysis. Interface, Lisse, v. 20, n. 2, p. 79-87, 1991. DOI: https://doi.org/10.1080/09298219108570579
IVERSON, Jennifer. Shared compositional techniques between György Ligeti's "Pièce électronique nº 3" and "Atmosphères". Mitteilungen der Paul Sacher Stiftung, Basel, n. 22, p. 29-33, abr. 2009.
IVERSON, Jennifer. The emergence of timbre: Ligeti's synthesis of electronic and acoustic music in "Atmosphères". Twentieth-century music, Cambridge, v. 7, n. 1, p. 61-89, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S1478572211000053
LIGETI, György. Artikulation: eine Hörpartitur. Partitura aural de Rainer Wehinger. Mainz: Schott, 1958. Partitura. Música eletrônica.
LIGETI, György. Atmosphères, 1961. Viena: Universal Edition, 1961. Partitura. Orquestra.
LIGETI, György. Musique et technique: expériences personnelles et considérations subjectives. In:______ Neuf essais sur la musique. Genève: Contrechamps, 2001. p. 181-209.
LIGETI, György; GRIFFITHS, Paul. Interview with the composer. In: GRIFFITHS, Paul. György Ligeti. Londres: Robson, 1997. p. 3-18.
LIGETI, György; MICHEL, Pierre. Entretiens avec György Ligeti. In: MICHEL, Pierre. György Ligeti. Paris: Minerve, 1995. p. 149-202.
MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editoral, 2004.
MICHEL, Pierre. György Ligeti. Paris: Minerve, 1995.
MIEREANU, Costin. Une musique électronique et sa "partition": "Artikulation". Musique en jeu, Paris, n. 15, 1974. Dossier Ligeti.
NORDWALL, Ove. Ligeti-dokument. Estocolmo: Norstedt, 1968.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux. Paris: Seuil, 1966.
VITALE, Claudio. A gradação nas obras de György Ligeti dos anos sessenta. 2013. 339 f. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.