Pela promoção de performers autônomos: abordagens alternativas para um novo paradigma no ensino de instrumentos musicais
Visualizações: 72DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.981Resumen
O ensino formal de instrumentos musicais ainda está bastante vinculado a um paradigma didático que se alicerça na repetição mecânica e na formatação de estereótipos, amiúde alheios às motivações internas dos alunos. Essa abordagem invariavelmente estabelece poucas conexões com outras subdisciplinas da área da Música. Diante desse quadro, o presente trabalho propõe-se a discutir acerca de abordagens e ferramentas pedagógicas, baseadas nos princípios de problematização e estímulo à criatividade. Incentivando a adoção de uma postura criticamente ativa e de decisões tomadas de forma refletida e consciente, visa-se assegurar a autonomia e o respeito à identidade de cada estudante enquanto objetivos de primeira ordem, articulando tanto suas preferências estéticas quanto suas aptidões técnicas, para que elas possam protagonizar a construção de seus próprios saberes. Almeja-se ainda diluir a dicotomia entre o processo de aprendizagem e a performance "propriamente dita" , propondo antes que ambas as formas estão inseridas em um mesmo contínuo. Destarte, questões concernentes aos aspectos do "como" e "porquê" tornar-se-ão tão relevantes quanto "o que" se realiza. Para a realização da parte empírica da pesquisa, este estudo utilizou o método de investigação-ação educacional, que contou com a colaboração de seis violonistas estudantes provenientes de instituições universitárias brasileiras e portuguesa. Os resultados obtidos a partir do consenso intersubjetivo entre os agentes envolvidos (aluno e professor) naquele contexto específico, constituem possibilidades de experimentar outras maneiras de se ensinar instrumentos musicais no âmbito das instituições formais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-05-21
Cómo citar
Barretto Filho, E. P. (2016). Pela promoção de performers autônomos: abordagens alternativas para um novo paradigma no ensino de instrumentos musicais. Revista Vórtex, 4(1), 1–12. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.981
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2016 Eduardo Paes Barretto Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.