Pela promoção de performers autônomos: abordagens alternativas para um novo paradigma no ensino de instrumentos musicais

Visualizações: 72

Authors

  • Eduardo Paes Barretto Filho Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.981

Abstract

O ensino formal de instrumentos musicais ainda está bastante vinculado a um paradigma didático que se alicerça na repetição mecânica e na formatação de estereótipos, amiúde alheios às motivações internas dos alunos. Essa abordagem invariavelmente estabelece poucas conexões com outras subdisciplinas da área da Música. Diante desse quadro, o presente trabalho propõe-se a discutir acerca de abordagens e ferramentas pedagógicas, baseadas nos princí­pios de problematização e estí­mulo à criatividade. Incentivando a adoção de uma postura criticamente ativa e de decisões tomadas de forma refletida e consciente, visa-se assegurar a autonomia e o respeito à identidade de cada estudante enquanto objetivos de primeira ordem, articulando tanto suas preferências estéticas quanto suas aptidões técnicas, para que elas possam protagonizar a construção de seus próprios saberes. Almeja-se ainda diluir a dicotomia entre o processo de aprendizagem e a performance "propriamente dita" , propondo antes que ambas as formas estão inseridas em um mesmo contí­nuo. Destarte, questões concernentes aos aspectos do "como" e "porquê" tornar-se-ão tão relevantes quanto "o que" se realiza. Para a realização da parte empí­rica da pesquisa, este estudo utilizou o método de investigação-ação educacional, que contou com a colaboração de seis violonistas estudantes provenientes de instituições universitárias brasileiras e portuguesa. Os resultados obtidos a partir do consenso intersubjetivo entre os agentes envolvidos (aluno e professor) naquele contexto especí­fico, constituem possibilidades de experimentar outras maneiras de se ensinar instrumentos musicais no âmbito das instituições formais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eduardo Paes Barretto Filho, Universidade de Aveiro

Eduardo Barretto é graduado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e mestrando pela Universidade de Aveiro. No âmbito acadêmico, vem desenvolvendo pesquisas onde reflete acerca dos processos de fazer artí­stico e suas implicações nas relações dos agentes envolvidos. Dentre seus trabalhos artí­sticos, destacam-se a idealização e realização do recital-palestra "Villa-Lobos: obra integral para violão solo", do espetáculo músico-performativo "Homero: o contador épico", e de um ciclo de concertos-didáticos com turnê nos subúrbios metropolitano da cidade de Belo Horizonte, viabilizando assim a descentralização ao acesso í  cultura de financiamento público. Atua como professor de violão desde 2008

Published

2016-05-21

How to Cite

Barretto Filho, E. P. (2016). Pela promoção de performers autônomos: abordagens alternativas para um novo paradigma no ensino de instrumentos musicais. Vortex Music Journal, 4(1), 1–12. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.981

Issue

Section

Research Papers

Metrics