Violin in choro: interpretative possibilities based on compositions by J. E. Gramani

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8415

Keywords:

Violino, Música Popular Brasileira, Choro, Gramani

Abstract

This article presents a discussion about the practice of the violin in Brazilian popular music with an emphasis on the choro genre based on a set of compositions by José Eduardo Gramani (1944-1998). Initially, tecnical resources of the instrument are presented with an emphasis on the rhythmic aspect for its insertion into the language of choro. Next, the set of compositions of Brazilian popular music for violin, brazilian rabecas and other instruments will be presented. Finally, three examples of these compositions will be analyzed through the theory of topics in Brazilian music proposed by Piedade (2013; 2017) and the technical resources mentioned. To illustrate these analyzed excerpts, video recordings will be referenced.

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Author Biographies

Carolina Momm de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Carolina Momm de Melo é mestra em música (2023) e bacharel em violino (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Durante o mestrado integrou o grupo MusiCS - Música, Cultura e Sociedade do PPGMUS UDESC. Defendeu a dissertação “Violino no choro: possibilidades interpretativas na música popular brasileira a partir de composições de José Eduardo Gramani” em 2023. Durante a graduação integrou o Quarteto de Cordas e a Orquestra Acadêmica como bolsista da instituição. No segundo semestre de 2019, foi contemplada pela UDESC com a Bolsa Prome de Mobilidade Estudantil e estudou na Universidade do Minho (Portugal).

Luiz Henrique Fiaminghi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Luiz Fiaminghi é doutor em música e graduado em composição pela UNICAMP. Professor associado no curso de Música da UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina. Atua nas áreas de ensino (Percepção Musical), práticas interpretativas e pesquisa. Participa do grupo MusiCS (Música Cultura e Sociedade). É credenciado ao PPGMUS/UDESC na linha de pesquisa Processos Criativos. Como bolsista do CNPq, especializou-se em interpretação de música barroca e violino barroco na Holanda (Conservatórios de Utrecht e Rotterdam). Possui especialização “Latu Senso” em Cultura e Arte Barroca pelo Instituto de Filosofia Artes e Cultura da UFOP. Desenvolve pesquisa sobre rítmica, rabecas brasileiras/instrumentos históricos e performance no contexto da pós-modernidade e da retórica musical. Defendeu a tese “Violino violado: rabeca, hibridismo e desvio do método nas práticas interpretativas contemporâneas - tradição e inovação em José Eduardo Gramani” em 2008.

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Published

2024-06-25

How to Cite

Momm de Melo, C., & Fiaminghi, L. H. (2024). Violin in choro: interpretative possibilities based on compositions by J. E. Gramani. Vortex Music Journal, 12, 1–38. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8415

Issue

Section

Research Papers