Violino no choro: possibilidades interpretativas a partir de composições de J. E. Gramani

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8415

Palabras clave:

Violino, Música Popular Brasileira, Choro, Gramani

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão sobre a prática do violino na música popular brasileira com ênfase no gênero choro a partir de um conjunto de composições de José Eduardo Gramani (1944-1998). Inicialmente são apresentados recursos do instrumento com ênfase no aspecto rítmico para sua inserção na linguagem do choro. Em seguida, será feito um levantamento dessas composições e arranjos de música popular brasileira para violino, rabecas e outros instrumentos. Finalmente, três exemplos dessas composições serão analisados através da teoria das tópicas na música brasileira proposta por Piedade (2013; 2017) e dos recursos técnicos mencionados. Para ilustrar esses trechos analisados, foram feitas gravações em vídeo.

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Biografía del autor/a

Carolina Momm de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Carolina Momm de Melo é mestra em música (2023) e bacharel em violino (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Durante o mestrado integrou o grupo MusiCS - Música, Cultura e Sociedade do PPGMUS UDESC. Defendeu a dissertação “Violino no choro: possibilidades interpretativas na música popular brasileira a partir de composições de José Eduardo Gramani” em 2023. Durante a graduação integrou o Quarteto de Cordas e a Orquestra Acadêmica como bolsista da instituição. No segundo semestre de 2019, foi contemplada pela UDESC com a Bolsa Prome de Mobilidade Estudantil e estudou na Universidade do Minho (Portugal).

Luiz Henrique Fiaminghi, Universidade do Estado de Santa Catarina

 

 

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Publicado

2024-06-25

Cómo citar

Momm de Melo, C., & Fiaminghi, L. H. (2024). Violino no choro: possibilidades interpretativas a partir de composições de J. E. Gramani. Revista Vórtex, 12, 1–38. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8415

Número

Sección

Artigos

Métrica