Diretrizes para Dossiê

A Revista Educação e Linguagens, com a publicação de dossiês temáticos, objetiva fomentar o debate qualificado e a interação entre pesquisadores de diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil e do exterior. Os dossiês reúnem investigações que abordam temáticas, objetos e problemas relevantes no campo da Educação brasileira.

Modalidades de Organização de Dossiês

A revista adota duas modalidades para a proposição e organização de dossiês temáticos:

Modalidade 1: Dossiê por Iniciativa da Equipe Editorial

A Equipe Editorial é responsável pela definição da temática, coordenação e gestão de todos os trâmites editoriais do dossiê.

Todas as decisões, desde a seleção do tema até a publicação final, são tomadas exclusivamente pela Equipe Editorial. Pesquisadores externos poderão ser convidados para participar da organização, a critério da Equipe.

A Revista elabora e divulga a chamada pública, abrindo o processo de submissão. Os manuscritos devem ser submetidos diretamente pelo Sistema da Revista.

Modalidade 2: Dossiê Proposto pela Comunidade Científica

São aceitos dois tipos de propostas, ambas gerenciadas por pesquisadores externos que atuarão como Editores Convidados, sob a orientação e acompanhamento de um Editor da Revista:

Opção A: Proposta Temática Aberta

Deve conter um título, uma ementa clara, e a justificativa de sua relevância científica e/ou social para o contexto brasileiro.

O dossiê deve ser organizado por um trio de pesquisadores (Editores Convidados), todos vinculados a instituições distintas, sendo obrigatória a presença de, pelo menos, um pesquisador de nacionalidade brasileira.

Responsabilidades dos Editores Convidados:

  • Redigir a chamada de artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês (sujeita à aprovação dos Editores-Chefes da Revista).
  • Redigir o texto de Apresentação do Dossiê.
  • Acompanhar o fluxo de revisão e diagramação dos artigos aprovados e dar a aprovação final para a publicação.

Faça o download do formulário para submissão de propostas para Proposta Temática Aberta aqui.

Opção B: Proposta Completa com Artigos Convidados

Deve incluir a apresentação e justificativa do tema, os resumos de todos os artigos que comporão o dossiê, e o minicurrículo dos proponentes e de cada um dos autores convidados.

Caso a proposta seja aprovada, cada artigo convidado será submetido individualmente ao processo regular de revisão por pares e poderá, ou não, ser indicado para publicação.

A escrita do texto de Apresentação do Dossiê é responsabilidade dos organizadores.

Faça o download do formulário para submissão de propostas para Proposta Completa com Artigos Convidados aqui.

Diretrizes Gerais de Composição e Escopo

As propostas de dossiê devem ser encaminhadas no site da Revista Educação e Linguagens. A decisão sobre o acolhimento da proposta é de responsabilidade exclusiva da Editoria.

O dossiê deve ser composto por um mínimo de 8 e um máximo de 12 artigos, excluindo as demais seções ordinárias da Revista.

Requisitos de Diversidade:

  • Os artigos devem demonstrar diversidade institucional e regional.
  • Deve haver pelo menos um artigo de autoria (ou coautoria) de pesquisador com afiliação institucional estrangeira.
  • O limite máximo de artigos de autores com afiliação na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) é de 20% do total de artigos aprovados.
  • Todos os artigos devem ser resultado de pesquisa e ter estreita relação com a temática central do dossiê, contribuindo para o aprofundamento do tema mediante a diversidade de abordagem teórico-metodológica, recorte temporal e escala espacial.

Normas de Formato e Idiomas:

  • Os manuscritos devem seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores da Revista, sendo redigidos nos template.
  • São aceitos artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês.
  • Artigos em idioma estrangeiro devem ser submetidos com uma declaração assinada pelo especialista que realizou a devida revisão linguística.

É permitido ao organizador submeter um artigo para o dossiê. No entanto, ele não poderá, em nenhuma hipótese, gerir ou interferir no processo de avaliação desse artigo, que ficará sob a responsabilidade do Editor da Revista.

Artigos aprovados e adequados à Linha Editorial da Revista, mas que não puderem ser incluídos no dossiê devido aos critérios de diversidade regional ou endogenia, poderão ser direcionados para a seção de Artigos Livres em edições futuras, mediante interesse do autor e critério dos editores.

O Dossiê será publicado juntamente com artigos da seção de Artigos Livres, conforme a Linha Editorial da Revista.

As duas modalidades de proposta, com seus respectivos formulários, devem ser submetidas ao e-mail da Equipe Editorial: revista.educacaoelinguagens@unespar.edu.br