Diretrizes para Dossiê
A Revista Educação e Linguagens, com a publicação de dossiês temáticos, objetiva fomentar o debate qualificado e a interação entre pesquisadores de diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil e do exterior. Os dossiês reúnem investigações que abordam temáticas, objetos e problemas relevantes no campo da Educação brasileira.
Modalidades de Organização de Dossiês
A revista adota duas modalidades para a proposição e organização de dossiês temáticos:
Modalidade 1: Dossiê por Iniciativa da Equipe Editorial
A Equipe Editorial é responsável pela definição da temática, coordenação e gestão de todos os trâmites editoriais do dossiê.
Todas as decisões, desde a seleção do tema até a publicação final, são tomadas exclusivamente pela Equipe Editorial. Pesquisadores externos poderão ser convidados para participar da organização, a critério da Equipe.
A Revista elabora e divulga a chamada pública, abrindo o processo de submissão. Os manuscritos devem ser submetidos diretamente pelo Sistema da Revista.
Modalidade 2: Dossiê Proposto pela Comunidade Científica
São aceitos dois tipos de propostas, ambas gerenciadas por pesquisadores externos que atuarão como Editores Convidados, sob a orientação e acompanhamento de um Editor da Revista:
Opção A: Proposta Temática Aberta
Deve conter um título, uma ementa clara, e a justificativa de sua relevância científica e/ou social para o contexto brasileiro.
O dossiê deve ser organizado por um trio de pesquisadores (Editores Convidados), todos vinculados a instituições distintas, sendo obrigatória a presença de, pelo menos, um pesquisador de nacionalidade brasileira.
Responsabilidades dos Editores Convidados:
- Redigir a chamada de artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês (sujeita à aprovação dos Editores-Chefes da Revista).
- Redigir o texto de Apresentação do Dossiê.
- Acompanhar o fluxo de revisão e diagramação dos artigos aprovados e dar a aprovação final para a publicação.
Faça o download do formulário para submissão de propostas para Proposta Temática Aberta aqui.
Opção B: Proposta Completa com Artigos Convidados
Deve incluir a apresentação e justificativa do tema, os resumos de todos os artigos que comporão o dossiê, e o minicurrículo dos proponentes e de cada um dos autores convidados.
Caso a proposta seja aprovada, cada artigo convidado será submetido individualmente ao processo regular de revisão por pares e poderá, ou não, ser indicado para publicação.
A escrita do texto de Apresentação do Dossiê é responsabilidade dos organizadores.
Faça o download do formulário para submissão de propostas para Proposta Completa com Artigos Convidados aqui.
Diretrizes Gerais de Composição e Escopo
As propostas de dossiê devem ser encaminhadas no site da Revista Educação e Linguagens. A decisão sobre o acolhimento da proposta é de responsabilidade exclusiva da Editoria.
O dossiê deve ser composto por um mínimo de 8 e um máximo de 12 artigos, excluindo as demais seções ordinárias da Revista.
Requisitos de Diversidade:
- Os artigos devem demonstrar diversidade institucional e regional.
- Deve haver pelo menos um artigo de autoria (ou coautoria) de pesquisador com afiliação institucional estrangeira.
- O limite máximo de artigos de autores com afiliação na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) é de 20% do total de artigos aprovados.
- Todos os artigos devem ser resultado de pesquisa e ter estreita relação com a temática central do dossiê, contribuindo para o aprofundamento do tema mediante a diversidade de abordagem teórico-metodológica, recorte temporal e escala espacial.
Normas de Formato e Idiomas:
- Os manuscritos devem seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores da Revista, sendo redigidos nos template.
- São aceitos artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês.
- Artigos em idioma estrangeiro devem ser submetidos com uma declaração assinada pelo especialista que realizou a devida revisão linguística.
É permitido ao organizador submeter um artigo para o dossiê. No entanto, ele não poderá, em nenhuma hipótese, gerir ou interferir no processo de avaliação desse artigo, que ficará sob a responsabilidade do Editor da Revista.
Artigos aprovados e adequados à Linha Editorial da Revista, mas que não puderem ser incluídos no dossiê devido aos critérios de diversidade regional ou endogenia, poderão ser direcionados para a seção de Artigos Livres em edições futuras, mediante interesse do autor e critério dos editores.
O Dossiê será publicado juntamente com artigos da seção de Artigos Livres, conforme a Linha Editorial da Revista.
As duas modalidades de proposta, com seus respectivos formulários, devem ser submetidas ao e-mail da Equipe Editorial: revista.educacaoelinguagens@unespar.edu.br
