DA ORIGEM AOS DESDOBRAMENTOS: 40 ANOS DE REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.152-178

Palavras-chave:

Prática de Análise Linguística, Fundamentos teórico-metodológicos, Desdobramentos da prática, Revisão bibliográfica

Resumo

Este artigo propõe uma revisão bibliográfica das principais contribuições do professor e pesquisador João Wanderley Geraldi para a prática de análise linguística (PAL). Nesse viés, retomamos os discursos de renovação do ensino de Língua Portuguesa (LP), evidenciando o impacto do processo de ruptura da Linguística com teorias mais tradicionais para a constituição da referida disciplina. Em seguida, contextualizarmos a origem e desdobramentos dessa prática de linguagem. Para isso, abordamos a PAL e destacamos os conceitos referentes às atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas, com base em Franchi (1992) e Geraldi, (2013[1991]). Por fim, de forma breve, apresentamos os desdobramentos da PAL em termos de documentos oficiais e bases teóricas, quais sejam: dialógica e crítica.  

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Biografia do Autor

Camila Steinhorst

Graduada em Letras Licenciatura, Habilitação Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Letras (PPGL/UFSM). Atuou como bolsista CAPES no projeto Residência Pedagógica em Língua Portuguesa da UFSM. Atualmente, é doutoranda em Estudos Linguísticos (PPGL/UFSM) e integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Linguagem (NEPELIN). Tem interesse em ensino de Língua Portuguesa, especialmente na Pedagogia dos Multiletramentos, na Prática de Análise Linguística e nas políticas educacionais. 

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Mestrado (2003 e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunto A do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro da Associação Latino-americana de linguística Sistêmico-funcional (ALSFAL), da Associação Latino-americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais e do Grupo de Trabalho Gêneros Discursivos/textuais da ANPOLL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN). Coordenadora projeto de Língua Portuguesa do Programa de Iniciação à Docência - PIBID (2022-2023). Coordenadora do Núcleo de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (2018-2020).Tem experiência em Análise Crítica de Gêneros textuais, formação de professores de língua portuguesa, ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em diferentes áreas disciplinares, ensino e aprendizagem de língua portuguesa com foco na prática de análise linguística.

Taís Vasques Barreto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada (2019) em Licenciatura em Letras Português - Habilitação em Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra (2022) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM (PPGL/UFSM). Atualmente, doutoranda em Estudos Linguísticos neste mesmo programa e instituição, sob orientação da prof.ª dr.ª Francieli Matzenbacher Pinton, e professora-pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN).Tem interesse na área de Linguística Aplicada, mais especificamente em estudos relacionados ao ensino de língua materna no Brasil. Nessa direção, suas pesquisas abordam a Prática de Análise Linguística, a formação inicial e/ou continuada de professores de Língua Portuguesa e a produção de atividades didáticas voltadas para o ensino de língua materna em contexto escolar.

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Publicado

2024-07-09

Edição

Seção

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi