DA ORIGEM AOS DESDOBRAMENTOS: 40 ANOS DE REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.152-178Palabras clave:
Prática de Análise Linguística, Fundamentos teórico-metodológicos, Desdobramentos da prática, Revisão bibliográficaResumen
Este artigo propõe uma revisão bibliográfica das principais contribuições do professor e pesquisador João Wanderley Geraldi para a prática de análise linguística (PAL). Nesse viés, retomamos os discursos de renovação do ensino de Língua Portuguesa (LP), evidenciando o impacto do processo de ruptura da Linguística com teorias mais tradicionais para a constituição da referida disciplina. Em seguida, contextualizarmos a origem e desdobramentos dessa prática de linguagem. Para isso, abordamos a PAL e destacamos os conceitos referentes às atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas, com base em Franchi (1992) e Geraldi, (2013[1991]). Por fim, de forma breve, apresentamos os desdobramentos da PAL em termos de documentos oficiais e bases teóricas, quais sejam: dialógica e crítica.
Descargas
Citas
ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. (orgs.). Prática de Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
BARRETO, T. V. Prática de Análise Linguística: a formação inicial de professores de língua portuguesa e a produção de atividades didáticas em uma perspectiva crítica. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.
BARRETO, T. V. Prática de Análise Linguística: o que é, como e por que fazer. In: BARRETO, T.V.; PINTON, F. (org.). Prática de Análise Linguística no Contexto Escolar: o que é e como fazer. São Carlos: Pedro & João, 2023. cap. 2, p. 28-55. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2023/06/EBOOK_A-pratica-de-analise-linguistica-no-contexto-escolar.pdf. Acesso em: 30 abr. 2024.
BEZERRA, M.; REINALDO, M. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
BHATIA, V. K. Worlds of Written Discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004.
BITTENCOURT, S. T. Pensar o texto: subsídios para a reformulação dos conteúdos e da metodologia do ensino de língua portuguesa no 2º grau. Educar em Revista [online]. 1987, n. 6, pp. 55-71. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.066. Acesso em: 13 ago. 2021.
BORDIM, C. T. Prática de análise linguística como articuladora das práticas de leitura e produção de textos: um desafio para os professores de língua portuguesa em formação inicial. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26483. Acesso em: 25 abr. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.
BRITTO, L. P. L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. 1997. 262f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270819. Acesso em: 24 abr. 2024.
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.; (org.). Português no ensino médio e formação do professor. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
CLERISI, G. D. dos S. Reverberações dos Estudos Dialógicos da Linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/219285/PLLG0816-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 24 abr. 2024.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 9, pp. 5-45, 1987. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/article/view/3748. Acesso em: 3 dez. 2020.
GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2011 [1984].
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015.
GERALDI, J. W. Deslocamentos no ensino de objetos a práticas; de práticas a objetos. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5510. Acesso em: 24 abr. 2024.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino - Exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras - ALB, 1996.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fonte, 2013 [1991].
GERALDI, J. W.; SILVA, L. L. M. da; FIAD, R. S. Linguística, ensino de língua materna e formação de professores. D. E. L. T. A., v. 12, n. 2, pp. 307-326, 1996. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/44033. Acesso em: 29 ago. 2021.
GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. Perpétua prisão órfica ou Ênio tinha três corações: o relativismo lingüístico e o aspecto criativo da linguagem. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2008. Disponível em: https://www.usp.br/verve/coordenadores/rgoncalves/tese-rgoncalves.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.
MEURER, J. L. Uma dimensão crítica do estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Eds.). Gêneros textuais e práticas discursivas: Subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, p. 17-29, 2002.
MOTTA-ROTH, D. Análise Crítica de Gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502008000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 nov. 2023.
MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, p. 341-383, 2008.
MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagens em (Dis)curso, Tubarão, v. 6. n. 3, p. 495-517, 2006.
PAULA, L. de F. O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi. São Paulo: Editora Unesp, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/113739. Acesso em: 25 abr. 2024.
PIETRI, E. de. A constituição do discurso da mudança do ensino de língua materna no Brasil. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem, 2003.
PIETRI, E. de. A constituição dos discursos sobre ensino de língua portuguesa nas décadas de 1980 e 1990. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, n. 1, p. 523-550, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v57n1/0103-1813-tla-57-01-0523.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.
PIETRI, E. de. O ensino de língua portuguesa: das propostas e parâmetros à Base Nacional Comum Curricular. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23935, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23935. Disponível em: https://unoesc.emnuvens.com.br/roteiro/article/view/23935. Acesso em: 24 abr. 2024.
PIETRI, E. de. Sobre a constituição da disciplina curricular de língua portuguesa. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 43 jan./abr. 2010.
PINTON, F. M.; BARRETO, T. V.; STEINHORST, C. Representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial sobre o eixo de análise linguística. Revista Claraboia, n. 17, 2022. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/2303. Acesso em: 24 abr. 2024.
PINTON, F. M.; SILVA, J. S. da. Prática de Análise Linguística em atividades didáticas produzidas por professores de língua portuguesa em formação inicial: uma proposta de categorização da natureza e funcionalidade. Revista Humanidades & Inovação, v. 8, n. 36, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4511. Acesso em: 24 abr. 2024.
PINTON, F. M.; VOLK, R.; SCHMITT, R. M. Análise linguística no contexto escolar em diferentes perspectivas [livro eletrônico]. Tutóia, MA: Diálogos, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1MP4pRE1TcgaszCo1FyBQ11lQhSrtBh7G/view. Acesso em: 24 abr. 2024.
PINTON, F. M.; VOLK, R.; SCHMITT, R. M. A prática de análise linguística na BNCC e a perspectiva sociocultural de ensino e prendizagem:(in)congruências teórico-metodológicas. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 23, n. 2, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/index. Acesso em: 24 abr. 2024.
POLATO, A. D. M. Análise linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 231f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR, 2017. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/401319180/Tese-Adriana-Polato-Final-pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.
POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. Epistemologia teórica do nascimento da Prática de Análise Linguística: décadas de 80 e 90. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. (orgs.). Prática de Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. pp. 21-72.
POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. Epistemologia teórica do nascimento da Prática de Análise Linguística: décadas de 80 e 90. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. (org.). Prática de Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 529p.
REGNER, A. P.; LINHATI, S. T.; PINTON, F. M. As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade. A Cor das Letras, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 86-104, 2024. DOI: 10.13102/cl.v24i2.10229. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/10229. Acesso em: 25 abr. 2024.
REGNER, A.; PINTON, F. M. Gênero Carta Aberta: um olhar sobre a Prática de Análise Linguística no Livro Didático de Língua Portuguesa do Sistema Marista de Educação. Fólio - Revista de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, 2022. DOI: 10.22481/folio.v14i1.10978. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10978. Acesso em: 25 abr. 2024.
SIMIONI, E. S.; SOUZA, L. P.; PINTON, F. M. A Prática de Análise Linguística em livro didático: um estudo de capítulo do livro “Se Liga Na Língua” para o Ensino Fundamental. Revista Gatilho – Revista discente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF, v. 24, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/gatilho/article/view/38528. Acesso em: 25 abr. 2024.
SCHMITT, R. M. Base Nacional Comum Curricular: análise crítica de discursos sobre ensino de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22805. Acesso em: 25 abr. 2024.
SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
STEINHORST, C. Desbravando os mares da Base Nacional Comum Curricular: a Prática de Análise Linguística. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/28679/DIS_PPGLETRAS_2023_STEINHORST_CAMILA.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 abr. 2024.
STEINHORST, C.; BARRETO, T. V.; PINTON, F. M. Prática de Análise Linguística/Semiótica de base Crítica: uma proposta didático-pedagógica com foco no gênero tiras em quadrinhos. Revista Educação e Linguagens, v. 12, n. 24, 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/8055. Acesso em: 24 abr. 2024.
SUASSUNA, L. Ensino de análise linguística: situando a discussão. In: SILVA, A, PESSOA, A.; LIMA, A. (org.). Ensino de gramática: reflexões sobre língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
WACHOWICZ, T. C. Análise linguística nos gêneros textuais. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.