FROM ORIGINS TO DEVELOPMENTS: 40 YEARS OF REFLECTIONS ON THE PRACTICE OF LINGUISTIC ANALYSIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.152-178

Keywords:

Practice of Linguistic Analysis, Theoretical-methodological foundations, Developments in practice, Literature review

Abstract

This article proposes a bibliographical review of the main contributions of professor and researcher João Wanderley Geraldi to the practice of linguistic analysis (PAL). In this vein, we revisit the discourses on the renewal of Portuguese language teaching (LP), highlighting the impact of the process of breaking away from more traditional linguistic theories on the constitution of this discipline. Next, we contextualize the origin and development of this language practice. To do this, we look at PAL and highlight the concepts of linguistic, epilinguistic and metalinguistic activities, based on Franchi (1992) and Geraldi (2013[1991]). Finally, we briefly present the developments of LAP in terms of official documents and theoretical bases, namely: dialogic and critical.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Steinhorst

Graduada em Letras Licenciatura, Habilitação Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Letras (PPGL/UFSM). Atuou como bolsista CAPES no projeto Residência Pedagógica em Língua Portuguesa da UFSM. Atualmente, é doutoranda em Estudos Linguísticos (PPGL/UFSM) e integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Linguagem (NEPELIN). Tem interesse em ensino de Língua Portuguesa, especialmente na Pedagogia dos Multiletramentos, na Prática de Análise Linguística e nas políticas educacionais. 

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Mestrado (2003 e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunto A do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro da Associação Latino-americana de linguística Sistêmico-funcional (ALSFAL), da Associação Latino-americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais e do Grupo de Trabalho Gêneros Discursivos/textuais da ANPOLL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN). Coordenadora projeto de Língua Portuguesa do Programa de Iniciação à Docência - PIBID (2022-2023). Coordenadora do Núcleo de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (2018-2020).Tem experiência em Análise Crítica de Gêneros textuais, formação de professores de língua portuguesa, ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em diferentes áreas disciplinares, ensino e aprendizagem de língua portuguesa com foco na prática de análise linguística.

Taís Vasques Barreto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada (2019) em Licenciatura em Letras Português - Habilitação em Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra (2022) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM (PPGL/UFSM). Atualmente, doutoranda em Estudos Linguísticos neste mesmo programa e instituição, sob orientação da prof.ª dr.ª Francieli Matzenbacher Pinton, e professora-pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN).Tem interesse na área de Linguística Aplicada, mais especificamente em estudos relacionados ao ensino de língua materna no Brasil. Nessa direção, suas pesquisas abordam a Prática de Análise Linguística, a formação inicial e/ou continuada de professores de Língua Portuguesa e a produção de atividades didáticas voltadas para o ensino de língua materna em contexto escolar.

References

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. (orgs.). Prática de Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

BARRETO, T. V. Prática de Análise Linguística: a formação inicial de professores de língua portuguesa e a produção de atividades didáticas em uma perspectiva crítica. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.

BARRETO, T. V. Prática de Análise Linguística: o que é, como e por que fazer. In: BARRETO, T.V.; PINTON, F. (org.). Prática de Análise Linguística no Contexto Escolar: o que é e como fazer. São Carlos: Pedro & João, 2023. cap. 2, p. 28-55. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2023/06/EBOOK_A-pratica-de-analise-linguistica-no-contexto-escolar.pdf. Acesso em: 30 abr. 2024.

BEZERRA, M.; REINALDO, M. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BHATIA, V. K. Worlds of Written Discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004.

BITTENCOURT, S. T. Pensar o texto: subsídios para a reformulação dos conteúdos e da metodologia do ensino de língua portuguesa no 2º grau. Educar em Revista [online]. 1987, n. 6, pp. 55-71. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.066. Acesso em: 13 ago. 2021.

BORDIM, C. T. Prática de análise linguística como articuladora das práticas de leitura e produção de textos: um desafio para os professores de língua portuguesa em formação inicial. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26483. Acesso em: 25 abr. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.

BRITTO, L. P. L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. 1997. 262f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270819. Acesso em: 24 abr. 2024.

BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.; (org.). Português no ensino médio e formação do professor. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

CLERISI, G. D. dos S. Reverberações dos Estudos Dialógicos da Linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/219285/PLLG0816-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 24 abr. 2024.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 9, pp. 5-45, 1987. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/article/view/3748. Acesso em: 3 dez. 2020.

GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2011 [1984].

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015.

GERALDI, J. W. Deslocamentos no ensino de objetos a práticas; de práticas a objetos. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5510. Acesso em: 24 abr. 2024.

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino - Exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras - ALB, 1996.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fonte, 2013 [1991].

GERALDI, J. W.; SILVA, L. L. M. da; FIAD, R. S. Linguística, ensino de língua materna e formação de professores. D. E. L. T. A., v. 12, n. 2, pp. 307-326, 1996. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/44033. Acesso em: 29 ago. 2021.

GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. Perpétua prisão órfica ou Ênio tinha três corações: o relativismo lingüístico e o aspecto criativo da linguagem. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2008. Disponível em: https://www.usp.br/verve/coordenadores/rgoncalves/tese-rgoncalves.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.

MEURER, J. L. Uma dimensão crítica do estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Eds.). Gêneros textuais e práticas discursivas: Subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, p. 17-29, 2002.

MOTTA-ROTH, D. Análise Crítica de Gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502008000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 nov. 2023.

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, p. 341-383, 2008.

MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagens em (Dis)curso, Tubarão, v. 6. n. 3, p. 495-517, 2006.

PAULA, L. de F. O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi. São Paulo: Editora Unesp, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/113739. Acesso em: 25 abr. 2024.

PIETRI, E. de. A constituição do discurso da mudança do ensino de língua materna no Brasil. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem, 2003.

PIETRI, E. de. A constituição dos discursos sobre ensino de língua portuguesa nas décadas de 1980 e 1990. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, n. 1, p. 523-550, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v57n1/0103-1813-tla-57-01-0523.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.

PIETRI, E. de. O ensino de língua portuguesa: das propostas e parâmetros à Base Nacional Comum Curricular. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23935, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23935. Disponível em: https://unoesc.emnuvens.com.br/roteiro/article/view/23935. Acesso em: 24 abr. 2024.

PIETRI, E. de. Sobre a constituição da disciplina curricular de língua portuguesa. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 43 jan./abr. 2010.

PINTON, F. M.; BARRETO, T. V.; STEINHORST, C. Representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial sobre o eixo de análise linguística. Revista Claraboia, n. 17, 2022. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/2303. Acesso em: 24 abr. 2024.

PINTON, F. M.; SILVA, J. S. da. Prática de Análise Linguística em atividades didáticas produzidas por professores de língua portuguesa em formação inicial: uma proposta de categorização da natureza e funcionalidade. Revista Humanidades & Inovação, v. 8, n. 36, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4511. Acesso em: 24 abr. 2024.

PINTON, F. M.; VOLK, R.; SCHMITT, R. M. Análise linguística no contexto escolar em diferentes perspectivas [livro eletrônico]. Tutóia, MA: Diálogos, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1MP4pRE1TcgaszCo1FyBQ11lQhSrtBh7G/view. Acesso em: 24 abr. 2024.

PINTON, F. M.; VOLK, R.; SCHMITT, R. M. A prática de análise linguística na BNCC e a perspectiva sociocultural de ensino e prendizagem:(in)congruências teórico-metodológicas. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 23, n. 2, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/index. Acesso em: 24 abr. 2024.

POLATO, A. D. M. Análise linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 231f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR, 2017. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/401319180/Tese-Adriana-Polato-Final-pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. Epistemologia teórica do nascimento da Prática de Análise Linguística: décadas de 80 e 90. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. (orgs.). Prática de Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. pp. 21-72.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. Epistemologia teórica do nascimento da Prática de Análise Linguística: décadas de 80 e 90. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. (org.). Prática de Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 529p.

REGNER, A. P.; LINHATI, S. T.; PINTON, F. M. As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade. A Cor das Letras, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 86-104, 2024. DOI: 10.13102/cl.v24i2.10229. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/10229. Acesso em: 25 abr. 2024.

REGNER, A.; PINTON, F. M. Gênero Carta Aberta: um olhar sobre a Prática de Análise Linguística no Livro Didático de Língua Portuguesa do Sistema Marista de Educação. Fólio - Revista de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, 2022. DOI: 10.22481/folio.v14i1.10978. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10978. Acesso em: 25 abr. 2024.

SIMIONI, E. S.; SOUZA, L. P.; PINTON, F. M. A Prática de Análise Linguística em livro didático: um estudo de capítulo do livro “Se Liga Na Língua” para o Ensino Fundamental. Revista Gatilho – Revista discente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF, v. 24, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/gatilho/article/view/38528. Acesso em: 25 abr. 2024.

SCHMITT, R. M. Base Nacional Comum Curricular: análise crítica de discursos sobre ensino de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22805. Acesso em: 25 abr. 2024.

SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

STEINHORST, C. Desbravando os mares da Base Nacional Comum Curricular: a Prática de Análise Linguística. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/28679/DIS_PPGLETRAS_2023_STEINHORST_CAMILA.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 abr. 2024.

STEINHORST, C.; BARRETO, T. V.; PINTON, F. M. Prática de Análise Linguística/Semiótica de base Crítica: uma proposta didático-pedagógica com foco no gênero tiras em quadrinhos. Revista Educação e Linguagens, v. 12, n. 24, 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/8055. Acesso em: 24 abr. 2024.

SUASSUNA, L. Ensino de análise linguística: situando a discussão. In: SILVA, A, PESSOA, A.; LIMA, A. (org.). Ensino de gramática: reflexões sobre língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

WACHOWICZ, T. C. Análise linguística nos gêneros textuais. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.

Published

2024-07-09

Issue

Section

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi