O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.14.27.21-45Palavras-chave:
Educação Antirracista., Livro Didático., Racismo., Língua Portuguesa.Resumo
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar, na perspectiva de construção de uma educação antirracista, as representações iconográficas de questões raciais presentes no livro didático de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Fundamental I e ampliar a visão acerca da presença negra na construção histórica, social e cultural da sociedade brasileira, com vistas à efetivação de uma cultura escolar baseada na interculturalidade. O percurso teórico baseia-se em Cavalleiro (2018), Almeida e Sanchez (2017), Coelho e Coelho (2015) e demais pesquisadores relacionados à área. Concluiu-se que há permanências e rupturas na promoção de uma narrativa historicamente construída nos livros didáticos, todavia o silenciamento sobre o protagonismo negro ainda é evidente.
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