O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA:

DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.14.27.21-45

Palabras clave:

Educação Antirracista., Livro Didático., Racismo., Língua Portuguesa.

Resumen

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar, na perspectiva de construção de uma educação antirracista, as representações iconográficas de questões raciais presentes no livro didático de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Fundamental I e  ampliar a visão acerca da presença negra na construção histórica, social e cultural da sociedade brasileira, com vistas à efetivação de uma cultura escolar baseada na interculturalidade. O percurso teórico baseia-se em Cavalleiro (2018), Almeida e Sanchez (2017), Coelho e Coelho (2015) e demais pesquisadores relacionados à área. Concluiu-se que há permanências e rupturas na promoção de uma narrativa historicamente construída nos livros didáticos, todavia o silenciamento sobre o protagonismo negro ainda é evidente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosiney Aparecida Lopes do Vale, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Assis (2000), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Assis (2005), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? Unesp/Marília (2015). Professora adjunta dos cursos de Letras (Português/Inglês e Português/Espanhol) do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS/UENP. Coordenadora geral do Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE/UENP. É vice-lider do Grupo de Pesquisas Preservação dos Bens Culturais: História, Memória, Identidades e Educação Patrimonial da UENP e membro da Comissão Universidade para os Indígenas- CUIA do Estado do Paraná (PORTARIA/GR Nº 223/2022). Atua, principalmente, na área de Letras e da Educação com ênfase na Formação inicial e continuada de Professores, Educação para as Relações étnico-raciais; Políticas Educacionais e curriculares e Língua Portuguesa.

Geane Kantovitz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora colaboradora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Especialista em Projetos Interdisciplinares pela Faculdades Integradas de Amparo (SP). Mestre e Doutora em Educação na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). 

Angélica Aparecida Vieira , Secretaria Municipal de Educação de Wenceslau Braz-PR

Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, professora do quadro municipal de Wenceslau Braz-PR

Citas

ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de. SANCHEZ, Livia Pizauro. Implementação da Lei 10.639/2003 – competências, habilidades e pesquisas para a transformação social. Pro-posições, V. 28, N.1 (82), jan./abr. 2017.

BERGER, Peter Ludwing; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Tradução: Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

CASTILHO, Suely Dulce de. A Representação do Negro na Literatura Brasileira: Novas Perspectivas. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 7, n. 1. p. 103-113, 2004.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. Em favor de igualdade racial, São Paulo v. 1, n.1 – p. 137-146/ Fev-Jul, 2018.

COELHO, Mauro Cezar. COELHO, Wilma de Nazaré Baía. O ensino de história e os desafios da diversidade: a conformação da consciência histórica nos processos de implementação da Lei nº 10.639/ 2015. Capítulo 14, p. 283 – 303.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Livro didático como assistência ao estudante. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 9, n. 26, p. 119-130, jan./abr. 2009.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação,2, 177-229, 1990.

DOMINGUINI, Lucas. Fatores que evidenciam a necessidade de debates sobre o livro didático. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CINFE, maio de 2010, Caxias do Sul.

FREITAS, Itamar. Livro didático. Dicionário de ensino de História, 2018, p.143-148.

FREITAS, Ivana Silva. A cor da metáfora: O racismo no livro didático de Língua Portuguesa. Universidade Federal da Paraíba, 2009.

KANTOVITZ, Geane. O livro didático de História da Rede Salesiana de escolas em SC: desafios na formação do pensamento histórico. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

MUNANGA, Kabengele. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. Brasília: UNESCO, 2005.

OLIVEIRA, Talita de. Da pressão jurídica à ação política: reflexões sobre a lei 10.639/2003 e o ensino de língua portuguesa e literatura brasileira no CEFET/RJ. Revista da ABPN • v. 10, Ed. Especial - Caderno Temático: História e Cultura Africana e Afrobrasileira – lei 10.639/03 na escola • maio de 2018, p.409-434.

OLIVEIRA, Terezinha. NUNES, Meire Aparecida Lóde. Análise iconográfica: um caminho metodológico de pesquisa em história da educação. Revista Contrapontos – Eletrônica, Vol. 10 - n. 3 - p. 307-313 / set-dez 2010.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 2013.

PEREIRA, Júnia Sales. Da ruína à aura: convocações da África no ensino de história. 2015, p. 187 – 205.

ROSEMBERG, Fúlvia. BAZILLI, Chirley. SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 125-146, jan./jun. 2003.

SANTOS, Fabiana dos. Identidade negra e Literatura Infantil. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, Universidade Federal de Sergipe, v. 24, p. 45-60, mai.-ago. de 2017.

SILVA FILHO, João Bernardo da. Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história. Faculdade de Educação / UFMG Belo Horizonte, 2005.

TEIXEIRA, Rosane de Fátima Batista. Significados do livro didático na cultura escolar. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 1., 2011, Curitiba. Anais CONEDU. Curitiba: PUCPR, 2011.

Publicado

2025-02-05

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo