O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA:

DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.14.27.21-45

Keywords:

Educação Antirracista., Livro Didático., Racismo., Língua Portuguesa.

Abstract

This qualitative research aims at analyzing, from the perspective of an antiracist education, the iconographic representations of racial issues present in the Portuguese Language Textbook of the 3rd year of Elementary School, and at broadening the view about the black presence in the historical, social and cultural construction of Brazilian society, to the implementation of a school culture based on interculturality. The theoretical foundation is based on Cavalleiro (2018), Almeida and Sanchez (2017), Coelho and Coelho (2015), and other researchers. This study concludes that there are continuities and ruptures in the promotion of a historical narrative in the textbooks, however, the silencing regarding black protagonism is still evident.   

 

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Author Biographies

Rosiney Aparecida Lopes do Vale, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Assis (2000), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Assis (2005), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? Unesp/Marília (2015). Professora adjunta dos cursos de Letras (Português/Inglês e Português/Espanhol) do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS/UENP. Coordenadora geral do Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE/UENP. É vice-lider do Grupo de Pesquisas Preservação dos Bens Culturais: História, Memória, Identidades e Educação Patrimonial da UENP e membro da Comissão Universidade para os Indígenas- CUIA do Estado do Paraná (PORTARIA/GR Nº 223/2022). Atua, principalmente, na área de Letras e da Educação com ênfase na Formação inicial e continuada de Professores, Educação para as Relações étnico-raciais; Políticas Educacionais e curriculares e Língua Portuguesa.

Geane Kantovitz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora colaboradora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Especialista em Projetos Interdisciplinares pela Faculdades Integradas de Amparo (SP). Mestre e Doutora em Educação na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). 

Angélica Aparecida Vieira , Secretaria Municipal de Educação de Wenceslau Braz-PR

Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, professora do quadro municipal de Wenceslau Braz-PR

References

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Published

2025-02-05

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo