PROCESSOS LAUTORAIS EM ATIVIDADES AVALIATIVAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DURANTE O CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.14.27.4-20Palavras-chave:
Ensino de língua inglesa; Ensino remoto emergencial; Processos lautorais.Resumo
Esta investigação é fruto das pesquisas desenvolvidas no projeto de pesquisa de iniciação científica do ensino médio intitulado What is going on in the campus: Reflexões sobre o ensino de língua inglesa na educação básica, técnica e tecnológica [on-line version 2021], vinculado ao Grupo de Estudos e de Pesquisas DIALATEC, do Instituto Federal da Bahia, campus Valença, e tem por objetivo discutir os processos lautorais (ROJO, 2012; 2017) de textos multimodais em atividades avaliativas de língua inglesa desenvolvidas no ensino médio integrado durante o contexto de ensino remoto emergencial.
Downloads
Referências
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary [eds.]. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures, Routledge, London, 2000.
DUBOC, Ana Paula Martinez. Ensino e avaliação de línguas estrangeiras: tendências em curso. In: MULIK, Katia Bruginski; RETORTA, Miriam Sester. (Org.). Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 21-48, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, [1996] 2014.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, Kátia. Way to go!: língua estrangeira moderna: inglês - ensino médio. 2 ed. São Paulo: Ática, 2016.
GEE, James Paul; HAYES, Elisabeth. Language and learning in the digital age. New York: Routledge, 2011.
HEMAIS, Barbara Jane Wilcox. Práticas pedagógicas no ensino de inglês: integrando gêneros discursivos e multimodalidade. In: HEMAIS, Barbara Jane Wilcox (Org.). Gêneros discursivos e multimodalidade: desafios, reflexões e propostas no ensino de inglês. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 19-34, 2015.
KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. Online memes, affinities, and cultural production. In: KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. (Eds). A new literacies sampler. New York: Peter Lang Publishing, p. 199-227, 2007.
LEMKE, Jay. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. In: Trabalhos em Linguística Aplicada. 49 (2), p. 455-479, Jul./Dez., 2010.
LIMA-NETO, Vicente de. Um estudo da emergência de gêneros no Facebook. Tese de doutorado – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de pós-graduação em Linguística, Fortaleza, 309 f., 2014.
NUNES, Diego Fernandes Coelho. “Eu não vou usar isso na minha vida mesmo”: reflexões sobre o porquê de se aprender inglês de uma turma de 6º ano. In: Cadernos da Educação Básica, vol. 1, n. 2, p. 145-154, 2016. Disponível em: http://cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/802. Acesso em: 2 nov. 2022.
NUNES, Diego Fernandes Coelho; SOUZA, Anna Carolina Amparo; SANTANA, Edmilson Viana de; ALVES, Milena Rezende Queiroz. “Ei, desliga esse celular!”: vilania e heroísmo da utilização de tecnologias móveis na sala de aula [de língua inglesa]. In: LínguaTec, v. 4, p. 279-291, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3678. Acesso em: 6 jun. 2024.
NUNES, Diego Fernandes Coelho. What is the power of education? As aulas de inglês como eventos de letramento e cidadania. In: Seminário Internacional da ABRALITEC 2020, Ouro Preto- MG. Anais do I e II Seminários Internacionais da ABRALITEC, p. 130-145, 2020.
NUNES, Diego Fernandes Coelho. Entre a professora high tech e a mediadora pedagógica: reflexões sobre tecnologia e ensino de língua(gens). In: BRITO, Dislene Cardoso de.; SILVA, Gilson Antunes da. (Org.). Práticas (trans)formativas em linguagens. 1ed. Salvador: Segundo Selo, v. 1, p. 193-204, 2021.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. Versão traduzida e sem referência. 2001. Disponível em: https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2015/06/texto1nativosdigitaisimigrantesdigitais1-110926184838-phpapp01.pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.
RECUERO, Raquel. Sobre memes e redes sociais. 2011. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/arquivos/sobre_memes_e_redes_sociais.html. Acesso em: 19 fev. 2023.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
RODRIGUES, Ione Aparecida Neto. O mundo muda, a avaliação muda: reflexões sobre a avaliação da aprendizagem remota. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos. (Org.). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, p. 44-53, 2020.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane.; MOURA, Eduardo. (Org.) Multiletramentos na Escola. SP: Parábola, p. 11-32, 2012.
ROJO, Roxane. (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015
ROJO, Roxane. Entre Plataformas, Odas e Protótipos: novos Multiletramentos em tempos de web2. In: The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, Vol. 38, No. 1, jan./jul., p. 1-20, 2017.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. In: Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 211-221, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19516/15611. Acesso em: 10 fev. 2023.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020. [E-book]
SELWYN, Neil. Education in a digital world: global perspectives on technology and education. New York: Routledge, 2013.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary [eds.]. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures, Routledge, London, p. 9-38, 2000.
ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, p. 15-30, 2016.