VIGILÂNCIA E CONTROLE DISCIPLINAR NA ESCOLA:

REFLEXÕES A PARTIR DE FOUCAULT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.135-150

Palavras-chave:

Vigilância Escolar; panoptismo; controle disciplinar; educação.

Resumo

Este artigo investiga o papel da vigilância no ambiente escolar a partir dos conceitos de Michel Foucault, com ênfase no panoptismo e no poder disciplinar. Argumenta-se que a escola, enquanto instituição social, opera como um dispositivo de controle que normatiza comportamentos e regula subjetividades, reproduzindo mecanismos disciplinares semelhantes aos de outros espaços institucionais. Com o avanço das tecnologias digitais, a vigilância escolar se intensifica por meio do monitoramento eletrônico, da coleta de dados e do uso de algoritmos de avaliação, ampliando o controle sobre alunos e professores. Os resultados apontam que tais práticas, embora justificadas pela organização e segurança, tendem a restringir a autonomia estudantil, inibir o pensamento crítico e reforçar a conformidade às normas institucionais.

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Biografia do Autor

Michele Golam dos Reis, Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Realizou residência técnica em Gestão Pública na área de Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) 2020-2024. Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNICV) 2022-2023. Especialista em Gestão Pública pela UEPG 2020-2022. Atuou como bolsista do curso de Pedagogia no Programa Patronato de Campo Mourão 2018-2019. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão (UNESPAR) 2016-2019. Iniciou os trabalhos como Pedagoga em 2020 na área de Educação Prisional. Trabalhou como Pedagoga Residente no Complexo Social de Campo Mourão do Departamento de Polícia Penal do Paraná - DEPPEN 2020-2024 e atualmente trabalha como Professora na Rede Municipal. Área de atuação e interesses de pesquisa: Educação, Sistema Prisional, Ressocialização.

Gleissiano Ruan de Freitas, Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM)

Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pesquisador do grupo NUDISEX(UEM), coordenado pela professora Pós Doutora Eliane Rose Maio, e integrou o grupo ARTEI (UEM). Atualmente é Mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE - UEM) e bolsista Capes-DS.

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional . Especialização em Neuropedagogia na Educação. Especialização em Gestão Escolar. Licenciado em Pedagogia, Educação Física e graduado em Nutrição. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura no Município de Marilândia do Sul - PR. Áreas de interesse: Cinema e Educação; Saúde na Escola; Família e Escola; Diversidade Sexual na Escola. 

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Golam dos Reis, M., Ruan de Freitas, G., & Batista de Oliveira Júnior, I. (2025). VIGILÂNCIA E CONTROLE DISCIPLINAR NA ESCOLA: : REFLEXÕES A PARTIR DE FOUCAULT. Revista Educação E Linguagens, 15(28), 135–150. https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.135-150

Edição

Seção

Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”