VIGILÂNCIA E CONTROLE DISCIPLINAR NA ESCOLA:

REFLEXÕES A PARTIR DE FOUCAULT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.135-150

Keywords:

school surveillance, panopticism, disciplinary control, education

Abstract

This article investigates the role of surveillance in the school environment based on Michel Foucault's concepts, with an emphasis on panopticism and disciplinary power. It is argued that the school, as a social institution, operates as a control device that normalizes behaviors and regulates subjectivities, reproducing disciplinary mechanisms similar to those of other institutional spaces. With the advancement of digital technologies, school surveillance has intensified through electronic monitoring, data collection, and the use of evaluation algorithms, expanding control over students and teachers. The results indicate that such practices, although justified by the need for organization and security, tend to restrict student autonomy, inhibit critical thinking, and reinforce conformity to institutional norms.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Michele Golam dos Reis, Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Realizou residência técnica em Gestão Pública na área de Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) 2020-2024. Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNICV) 2022-2023. Especialista em Gestão Pública pela UEPG 2020-2022. Atuou como bolsista do curso de Pedagogia no Programa Patronato de Campo Mourão 2018-2019. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão (UNESPAR) 2016-2019. Iniciou os trabalhos como Pedagoga em 2020 na área de Educação Prisional. Trabalhou como Pedagoga Residente no Complexo Social de Campo Mourão do Departamento de Polícia Penal do Paraná - DEPPEN 2020-2024 e atualmente trabalha como Professora na Rede Municipal. Área de atuação e interesses de pesquisa: Educação, Sistema Prisional, Ressocialização.

Gleissiano Ruan de Freitas, Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM)

Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pesquisador do grupo NUDISEX(UEM), coordenado pela professora Pós Doutora Eliane Rose Maio, e integrou o grupo ARTEI (UEM). Atualmente é Mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE - UEM) e bolsista Capes-DS.

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional . Especialização em Neuropedagogia na Educação. Especialização em Gestão Escolar. Licenciado em Pedagogia, Educação Física e graduado em Nutrição. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura no Município de Marilândia do Sul - PR. Áreas de interesse: Cinema e Educação; Saúde na Escola; Família e Escola; Diversidade Sexual na Escola. 

References

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ARAÚJO, Inês Lacerda de. Da “pedagogização” à educação: acerca de algumas contribuições de Foucault e Habermas para a filosofia da educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n. 7, p. 75-88, set./dez. 2002. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4885/4843. Acesso em: 20 fev. 2025.

DUTRA, Rita de Cassia Gontijo. Panoptismo e a docilização dos corpos na educação - uma análise das escolas públicas no conceito foucaultiano. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 2, n. 2, p. 100-109, 2021. Disponível em: http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/6127f30da953950be82ca2b2/pdf/dialogosplurais-2-2-100.pdf. Acesso em: 20 fev. 2025.

FOUCAULT, Michel. As unidades do discurso. In: FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008, p. 21-70.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 1975. Tradução de Raquel Ramalhete. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 1968. 70. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

GUNDALINI, Bruno; TOMIZAWA, Guilherme. Mecanismo Disciplinar de Foucault e o Panóptico de Bentham na Era da Informação. ANIMA: Revista Eletrônica do Curso de Direito das Faculdades OPET. Curitiba, ano IV, n. 9, p. 23-41, jan/jun. 2013. Disponível em: https://www.opet.com.br/faculdade/revista-anima/pdf/anima9/anima9-2-O-MECANISMO-DISCIPLINAR-DE-FOUCAULT-E-O-PANOPTICO-DE-BENTHAM-NA-ERA-DA-INFORMACAO-Bruno-Guandalini-e-Guilherme-Tomizawa.pdf. Acesso em: 20 fev. 2025.

LIMBERGER, Angélica. Michel Foucault e os recursos para o bom adestramento. In: XV Semana Acadêmica de Filosofia, Toledo, 2012. Anais [...], Toledo: UNIOESTE, 2012, p. 18-24, 2012. Disponível em: https://projetos.unioeste.br/cursos/toledo/filosofia/attachments/article/265/xvsaf_textos-completos.pdf#page=18. Acesso em: 20 fev. 2025.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MELGAÇO, Lucas. Estudantes sob controle: a racionalização do espaço escolar através do uso de câmeras de vigilância. O social em Questão, Rio de Janeiro, ano XV, n° 27, p. 193-212, 2012. Disponível em: https://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=60&sid=16. Acesso em: 20 fev. 2025.

RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira. Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, e28150, jan. 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/28150. Acesso em: 10 fev. 2025.

VIANNA, Tulio Lima. Transparência Pública, Opacidade Privada: o direito como instrumento de limitação do poder na sociedade de controle. 2006. 206 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Direito, Setor de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Paraná, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/5281. Acesso em: 15 fev. 2025.

VIEIRA, Tatiana Malta. O Direito à privacidade na sociedade da informação: efetividade desse direito fundamental diante dos avanços da tecnologia da informação. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2007.

Published

2025-07-31

How to Cite

Golam dos Reis, M., Ruan de Freitas, G., & Batista de Oliveira Júnior, I. (2025). VIGILÂNCIA E CONTROLE DISCIPLINAR NA ESCOLA: : REFLEXÕES A PARTIR DE FOUCAULT. Revista Educação E Linguagens, 15(28), 135–150. https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.135-150

Issue

Section

Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”