INSCRITA DE SI:

NOÇÕES FOUCAULTIANAS SOBRE O CORPO-ARTEFATO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.299-322

Keywords:

Inscriptions of the Self, Biopolitics, Michel Foucault, Know-power

Abstract

This paper investigates how body modifications, such as tattoos and plastic surgeries, as a form of cultural expression, or "inscriptions of the self". The theoretical reference chosen is the biopolitics by the french philosopher Michel Foucault. On the methodology used, the research is characterized as exploratory and bibliographic. The results obtained allow us to map how the structures of know-power exert noticeable influence over the body. We explore, through the results, the complexity of the "inscriptions of the self", questioning the factors that lead to certain practices for being used in the fields of health, cosmetics and marginalizing then.

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Author Biographies

Anderson Barcelos Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando e Mestre (2023) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU, UFRGS). Especialista em Orientação Educacional (2017) e Gestão Educacional (2021) pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Pós-Graduado em Neurociência aplicada ao processo de aprendizagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2018). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2014). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS (CNPq) e do Grupo de Estudos em Educação, Interdisciplinaridade e Tecnologias - GEEDINTEC/UFRGS (CNPq). Atua na Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (PROGRAD) da PUCRS. Tem interesse em investigações interdisciplinares no campo da Educação, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, contemplando particularmente as temáticas corpo, autolesão não suicida, subjetividades, saúde mental, manifestações midiáticas, tecnologias digitais e redes sociais. 

Luana Bellini Klein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Licenciada UFRGS)

Licenciada em História (UFRGS). É integrante do Grupo de Estudos em Educação, Interdisciplinaridade e Tecnologias (GE-EDINTEC/UFRGS-CNPq)

Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul vinculada ao Departamento Interdisciplinar (UFRGS/CLN), onde atende os cursos de graduação presenciais e os no formato EaD. Atua como docente permanente na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Doutora (UFRGS) e Mestre (ULBRA) em Educação na linha dos Estudos Culturais em Educação. Licenciada em História (UNISINOS). Líder do Grupo de Estudos em Educação, Interdisciplinaridade e Tecnologias - GEEDINTEC/UFRGS (CNPq) e do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS (CNPq) e membro no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG (CNPq). Atuou como professora Adjunta da FURG (2014-2018), na graduação e na Pós-Graduação em Educação, onde tem orientações de mestrado concluídas na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação. Atuou como AVALIADORA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (2023) - Objeto 1 - Ensino Fundamental. Interesses de pesquisa: Educação, Discurso, Artefatos Culturais, Trabalho e Identidades Docentes na Cultura Digital. Problematizações acerca das marcas da Cultura Digital na vida contemporânea por meio da análise das relações entre discurso e produção de sujeitos com interesse especial em representações e processos identitários relacionados à docência em diversos "lugares" da mídia: revistas, jornais, blogs, redes sociais, plataformas digitais. 

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Published

2025-07-31

How to Cite

Barcelos Martins, A., Bellini Klein, L., & Silva da Costa Mutz, A. (2025). INSCRITA DE SI: : NOÇÕES FOUCAULTIANAS SOBRE O CORPO-ARTEFATO. Revista Educação E Linguagens, 15(28), 299–322. https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.299-322

Issue

Section

Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”