PRÁTICA DISCURSIVA, PROVENIÊNCIA, DESCONTINUIDADE E NORMALIZAÇÃO NA ARQUEOGENEALOGIA DE MICHEL FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.17-33Palabras clave:
Palavras-chaves: Arqueogenealogia; proveniência; descontinuidade; normalização.Resumen
Neste artigo, a análise do discurso é pensada na perspectiva arqueogenealógica de Michel Foucault. Embora não esteja nos escritos do referido autor, tal perspectiva tem sido nomeada por estudiosos da análise do discurso ao usufruírem de uma articulação entre os estudos arqueológicos, genealógicos e de ética do filósofo francês. Com vistas a dar visibilidade à função do discurso como formador de subjetividade, o artigo mobiliza na obra do autor e seus comentadores as noções de: discurso como prática discursiva, proveniência e descontinuidade, e práticas de normalização. Destacamos a potência analítica dessas noções do ponto de vista da análise do discurso para pensar os processos de atribuição de sujeitos e da produção de subjetividades, questões cruciais em nossa contemporaneidade.
Descargas
Citas
CASTRO, Edgardo. Vocabulário Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CHERRYHOLMES, Cleo. Um projeto social para o currículo: perspectivas pós-estruturalistas. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p. 143-172.
CORDEIRO, Edmundo. Foucault e a existência do discurso. Cadernos Noroeste, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 179-186, 1995.
CUNHA, Ana Clara Magalhães; LUZIO, Cristina Amélia; CRUZ, Soraia Georgina Ferreira de Paiva. A arqueogenealogia como ferramenta de pesquisa no campo da Atenção Psicossocial. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 48, n. 2, p. 186-203, jul./dez. 2014. DOI: 10.5007/2178-4582.2014v48n2p186. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n2p186. Acesso em: 24 jun. 2025.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e o desejável conhecimento do sujeito. Educação e Realidade, [s. l.], n. 24, p. 39-60, 1997.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
FOUCAULT, Michel. História da loucura na Idade Clássica. 2. ed. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 1978.
FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica: uma arqueologia do olhar médico. 2. ed. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense‑Universitária, 1980.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Sobre a arqueologia das ciências: resposta ao Círculo de Epistemologia. In: MOTTA, Manoel Barros (org.). Ditos e escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. p. 82-118.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
GUARESCHI, Neusa. Ideologia e discurso. Educação & Realidade, [s. l.], v. 22, n. 2, 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71370/40522. Acesso em: 25 fev. 2025.
LECOURT, Dominique. Para una crítica de la epistemología. 7. ed. Madrid: Siglo XXI de España, 2005.
MACHADO, Roberto. Ciência e saber: a trajetória da arqueologia de Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
MARTON, Scarlett. Foucault leitor de Nietzsche. In: RIBEIRO, Janine Renato (org.). Recordar Foucault. São Paulo: Brasiliense,1985.
MASSARO, Leonardo. Reconciliação com a História: Foucault do Estruturalismo ao Pós-Estruturalismo. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, DF, v. 6, n. 1, jul. 2018.
NAVARRO, Pedro; SARGENTINI, Vanice. Por uma Arqueogenealogia dos Estudos Discursivos Foucaultianos no Brasil – Cartografias: Entrevista com Maria do Rosario Gregolin. Revista da Anpoll, Brasília, DF, v. 53, n. 2, p. 20-40, maio-ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1777. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1777. Acesso em: 24 jun. 2025.
PORTOCARRERO, Vera. Instituição escolar e normalização em Foucault e Canguilhem. Educação & Realidade, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 169-185, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25424/14750. Acesso em: 26 fev. 2025.
REVEL, Judith. Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.
SARFATI, Georges-Élia. Princípios da análise do discurso. São Paulo: Ática, 2010.
VEIGA-NETO, Alfredo. Teoria e método em Michel Foucault: (im)possibilidades. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 34, p. 83-94, set./dez. 2009. DOI: 10.15210/caduc.v0i34.1635. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1635. Acesso em: 24 jun. 2025.
