Revista Educação e Linguagens reabre seu portal ao recebimento de submissões

2024-10-29

A revista Educação e Linguagens reabre seu portal ao recebimento de submissões para publicação no primeiro semestre de 2025.

Os autores podem submeter normalmente seus trabalhos à Edição atemática de janeiro/junho de 2025 ou, em caso específico, ao Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”.

A Edição atemática janeiro/junho de 2025 recebe artigos vinculados ao escopo normal da revista e o Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”, recebe artigos que têm por objetivo  realizar uma cartografia dos processos de objetivação e de subjetivação, tendo como norte o enunciado, inserido em domínios associativos distintos e atravessados por estratégias de governamentalidade que tentam conduzir a vida cotidiana dos sujeitos, na tentativa de controlar e disciplinar seus corpos. Partindo da premissa de que o poder só se exerce sobre sujeitos livres, contemplam-se, também, análises que interrogam e descrevem as possibilidades de resistência.

A partir dessa visada, as análises foucaultianas de discursos teriam por finalidade dar evidência ao modo como os sujeitos são produzidos no e pelo discurso, sendo, ao mesmo tempo, constituídos pelas regras de formação, objetivados e disciplinados nas relações de poder, contudo podendo exercer práticas de liberdade agonísticas, que lhes permitem reinventar, de modo mais inclusivo, outras formas de gestão para si e para o outro.