PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CURSO DE BACHARELADO EM MUSICOTERAPIA SOBRE A DISCIPLINA PIANO POPULAR

Autores

  • Camila Fernandes Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2021.14.1.4662

Resumo

O ensino tradicional do piano, fundamentado no modelo conservatorial, visa a aquisição de repertório e habilidades técnicas, pois o seu foco encontra-se no resultado, ou seja, na execução de uma obra musical. Por outro lado, o ensino do piano em grupo, neste caso, a disciplina Piano Popular, modalidade oferecida para estudantes com formação em outros instrumentos, busca desenvolver, pela prática do piano, habilidades funcionais que lhes forneçam uma base técnica para utilização na atuação profissional. Os objetivos especí­ficos desta pesquisa foram a) identificar as habilidades funcionais desenvolvidas na disciplina de piano popular do curso de Bacharelado em Musicoterapia e b) apresentar as perspectivas dos alunos com relação às aulas de piano. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa avaliativa e a utilização de questionários para a coleta de dados. Participaram desta pesquisa 14 alunos da disciplina Piano Popular, os quais responderam questionários, aplicados no iní­cio e no término da disciplina. Os resultados apontaram que a disciplina Piano Popular pode auxiliar o aluno de musicoterapia em sua atuação profissional. Os alunos adquiriram, principalmente, habilidades de acompanhamento, leitura à primeira vista e leitura de cifras. As habilidades de improvisação musical, repertório e acompanhamento foram apontadas, pelos alunos, como relevantes na atuação do musicoterapeuta. A presente pesquisa contribuirá no âmbito das pesquisas em musicoterapia, na prática docente, apresentando propostas pedagógicas para o ensino do piano, e que podem ser aplicadas em outros instrumentos musicais presentes na grade curricular dos cursos de musicoterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Fernandes Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Pós- doutoranda em Educação Musical na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Educação Musical e Cognição na Universidade Federal do Paraná (2020). Mestre em Educação Musical e Cognição (UFPR, 2016). Especialista em Musicoterapia pelo Centro de Musicoterapia- Estudos e Pesquisas (CMT) de Milão- Itália (2012). Graduação em bacharelado em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC (2004). Currí­culo lattes: http://lattes.cnpq.br/0632576167102176. E-mail: camilapiano@gmail.com

Referências

AMT- American Music Therapy Association. Professional competencies. 2013. Disponí­vel em http://www.musictherapy.org/about/competencies/Brookins. Acesso em 25 fevereiro. 2022.

BARCELLOS, Lia Rejane Mendes. Sobre a docência em Musicoterapia. In Revista in Cantare, v. 1, n. 1, pp. 16-39, 2019.

BRUSCIA, Kenneth E. Definindo Musicoterapia. 3 ed. Dallas: Barcelona Publishers, 2016.

CORVISIER, Fátima G. M. Uma nova perspectiva para a disciplina piano complementar.In: XVIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO (ANPPOM). Salvador, 2008, CD-rom.

KENNY, Barry J.; GELLRICH, Martin. Improvisation. In PARNCUTT, Richard e MCPHERSON, Gary (Ed.). The Science & Psychology of Music performance Creative strategies for teaching and learning. New York: Oxford University Press, 2002, p. 117-134.

MACHADO, M. I. L. O Piano Complementar na formação acadêmica: concepções pedagógicas e perspectivas de interdisciplinariedade. Per Musi, Belo Horizonte, n.27, 2013, p.115-131.

MACHADO, Simone Gorete. A presença do piano em grupo em instituições de

ensino superior no Brasil. In ORFEU, Ano 1, n 1, jan-junho, p. 132 de 155. 2016.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador (2 ed.). Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

NEVES, Maria Teresa de Souza. O ensino de piano nos conservatórios estaduais de música de Minas Gerais a partir do olhar de seus professores, 2019, Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

PEREIRA, Marcus Viní­cius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currí­culo. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, p. 90–103, 2014.

TEIXEIRA, Levi Trindade. Referenciais para ensino de violão na formação do musicoterapeuta, 2010. Dissertação. Escola de música e artes cênicas, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2010.

TORRES, Sérgio Inácio. Piano em Grupo nas universidades: aspectos motivacionais. In XVII Encontro Regional Sul da ABEM Diversidade humana, responsabilidade social e currí­culos: interações na educação musical. Curitiba, 13 a 15 de outubro de 2016

REINOSO, Ana Paula Teixeira. O ensino de Piano em Grupo em Universidades Brasileiras, 2012. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós- Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2012.

Downloads

Publicado

2023-05-24