A MÚSICA E A DEPENDÊNCIA QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE A LITERATURA NACIONAL

Autores

  • Guilherme Afonso Silva de Resende Universidade Federal de Minas Gerais
  • Frederico Pedrosa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2021.14.1.4455

Resumo

Esta pesquisa se trata de uma revisão descritiva que investigou a literatura sobre Musicoterapia ou Música nos tratamentos focados na Dependência Quí­mica em lí­ngua portuguesa e/ou em revistas nacionais. Foram revisadas a base de dados do Google Scholar bem como a Revista InCantare e a Revista Brasileira de Musicoterapia. Ao inspecionar 641 textos no total, foram selecionados 9 destes, sendo 5 feitos por musicoterapeutas e 4 por profissionais de outras áreas da saúde. Dentre os textos selecionados contêm artigos completos, resumos, monografias e dissertações que, entre outras coisas, indicaram que a Musicoterapia promove relaxamento, trocas psicoafetivas e possibilita expressão verbal em pacientes com dependência quí­mica. Entre os textos incluí­dos na revisão, há também trabalhos que fazem uso da música na terapia, mas sem o uso de técnicas musicoterapêuticas especí­ficas, preponderando, neste caso, a escuta musical. Também foi considerada, a partir deste trabalho, a necessidade de mais produção de pesquisas dentro deste tema, buscando evidências dos benefí­cios que a Musicoterapia pode proporcionar aos clientes.

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Biografia do Autor

Guilherme Afonso Silva de Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmico em Musicoterapia pela UFMG. Bolsista de Iniciação Cientí­fica em Musicoterapia e Dependência Quí­mica. Foi bolsista do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG. Foi bolsista no projeto de extensão da Musicoterapia na Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa. Estudou musicalização, harmonia, coral e violão erudito na Fundação de Educação Artí­stica.

Frederico Pedrosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente da Graduação em Música com Habilitação em Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Musica pela Universidade Federal do Paraná (2018) e Bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2010). Atua em pesquisa nas áreas de musicoterapia, saúde mental, educação musical e cultura popular. Foi bolsista do Processo de Iniciação Cientí­fica da Faculdade de Artes do Paraná onde pesquisou a música ambiente dos ônibus da cidade de Curitiba. Foi professor colaborador do curso de Bacharelado em Musicoterapia na Universidade Estadual do Paraná entre 2016 e 2017, onde ministrou as disciplinas relacionadas í  linguagem, execução e aprendizado musical além de supervisionar estágios em Saúde Mental e orientar trabalhos de conclusão de curso. Participa dos grupos de pesquisa Centro de Estudos em Musicoterapia, CEMT-CNPq, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, NEPIM-CNPq. Fez parte dos grupos Jazz Cigano Quinteto, Paranambuco, Omundô e da Orquestra Rabecônica do Brasil com os quais estudou e desenvolveu apresentações utilizando a linguagem musical das culturas tradicionais brasileiras e de outras regiões do globo. Tem experiência de atuação clí­nica nas áreas de Saúde Mental, Dependência Quí­mica, Geriatria e Educação Especial. Atualmente faz parte dos grupos Marruá, que faz um repertório de Baião e The Pulso in Chamas, com uma proposta estética Queer. Tem experiência com atuação e supervisão de estágios nas áreas de Saúde Mental, Dependência Quí­mica e Educação Especial.

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Publicado

2023-05-24